Funeral de Stephen Hawking reúne multidão em Cambridge

O astrofísico britânico Stephen Hawking ficou famoso por seus estudos sobre o universo. Ele faleceu em 14 de março, aos 76 anos

Jane Hawking (C), primeira esposa de Stephen Hawking, seu filho Tim e sua filha Lucy Hawking após o funeral na igreja de St. Mary the Great, em CambridgeJane Hawking (C), primeira esposa de Stephen Hawking, seu filho Tim e sua filha Lucy Hawking após o funeral na igreja de St. Mary the Great, em Cambridge - Foto: Daniel Leal-Olivas/AFP

Familiares, amigos e colegas se reuniram neste sábado (31) para o funeral em Cambridge do astrofísico britânico Stephen Hawking, cuja genialidade científica e deficiência física o tornaram uma personalidade mundialmente conhecida. A cerimônia fúnebre deste ateu convicto estava prevista para o início da tarde apenas para pessoas próximas na igreja St Mary the Great da Universidade de Cambridge, perto do Gonville and Caius College onde Hawking trabalhou durante mais de 50 anos.

"A vida e o trabalho de nosso pai significaram muitas coisas para muitas pessoas, religiosas e não religiosas. Por isto, a cerimônia será inclusiva e tradicional, refletindo a amplitude e diversidade de sua vida", afirmaram seus filhos, Lucy, Robert e Tim, em um comunicado.

"Nosso pai viveu e trabalhou em Cambridge durante mais de 50 anos (...) Por isto decidimos organizar o funeral na cidade que tanto amava e que o amava", explicaram.

Leia também:
Físico britânico Stephen Hawking morre aos 76 anos
Funeral de Stephen Hawking será em 31 de março em Cambridge
Donald Trump, Stephen Hawking e o legado de cada um…


Entre as quase 500 pessoas presentes estavam o astrofísico Martin Rees, um colega de Stephen Hawking, e o ator Eddie Redmayne, que venceu o Oscar pela interpretação do famoso cientistas no filme "A Teoria de Tudo" em 2014.

Os dois participariam na leitura de um texto durante a cerimônia, enquanto o filho mais velho de Hawking, Robert, e a professora Fay Dowker, uma de suas ex-estudantes, deveriam pronunciar os elogios fúnebres.

Leia também:
Relembre a carreira de Stephen Hawking, o cientista mais popular desde Albert Einstein
ELA, a doença que Stephen Hawking desafiou por décadas
[Vídeo] Filmes e documentários contam a história de Stephen Hawking


   Homenagens

Stephen Hawking, famoso por seus estudos sobre o universo, faleceu em 14 de março aos 76 anos. Ele recebeu homenagens pouco frequentes para um cientista, incluindo as da rainha Elizabeth II e do ex-presidente americano Barack Obama.

Após o funeral privado, Stephen Hawking receberá uma homenagem mais ampla em 15 de junho, quando suas cinzas serão enterradas na abadia londrina de Westminster ao lado de outro gigante da ciência, Isaac Newton. Na abadia de Westminster foram sepultados reis e rainhas, assim como homens e mulheres ilustres. 

Veja também

Sonda conclui a primeira coleta de amostra em um asteroide feita pela Nasa

Sonda conclui a primeira coleta da Nasa de amostra em asteroide

Entre arrependidos, jovens e latinos, Biden pode conquistar o Arizona
EUA

Entre arrependidos, jovens e latinos, Biden pode conquistar o Arizona