[Galeria] Incêndios em Portugal matam 32 pessoas e ferem 56

Entre os feridos, 20 são bombeiros

Incêndios deixam mortos e feridos em PortugalIncêndios deixam mortos e feridos em Portugal - Foto: Francisco Leong/AFP

Os incêndios em Portugal já mataram 32 pessoas e feriram 56. Segundo a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), no último domingo (15) foi o dia mais crítico do ano. Entre os feridos, 20 são bombeiros.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (16) pela ANPC, 39 pessoas foram socorridas (23 bombeiros e 16 civis), 56 estão feridas (16 delas em estado grave e um bombeiro) e 40 têm ferimentos leves. Há ainda sete pessoas desaparecidas.

Leia também:
Incêndios deixam mortos em Portugal e Espanha
Explosão destrói prédio em Portugal onde morava casal recifense
Todas as regiões de Portugal estão em alerta para risco elevado de incêndios


O país está em alerta vermelho devido o risco de incêndios. A Organização das Nações Unidas (ONU), em sua conta no Twitter dedicada às mudanças climáticas, publicou imagens dos sinistros em Portugal. Uma delas mostra a cidade Vieira de Leiria com o céu negro por causa da fumaça.

O primeiro-ministro português, Antonio Costa, decretou estado de calamidade pública em todos os distritos ao norte do Rio Tejo. Além disso, Portugal acionou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e o protocolo com Marrocos, relativos à utilização de meios aéreos para colaborar com o combate aos incêndios.

Solidariedade
O comissário europeu de Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, Christos Stylianides, afirmou que o mecanismo europeu está pronto para ajudar. Declarou ainda compaixão profunda e solidariedade a Portugal e Espanha pelos incêndios florestais. “O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da União Europeia está monitorando de perto e em contato constante", declarou.

Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, manifestou, em nota, solidariedade às populações, aos integrantes do Executivo e aos bombeiros no combate ao fogo, e externou pesar aos parentes das vítimas. Rebelo de Sousa e António Costa cancelaram suas agendas de compromissos hoje para acompanhar os desdobramentos da situação no país.

Veja também

EUA realiza última execução do mandato de Trump
EUA

EUA realiza última execução do mandato de Trump

Twitter suspende contas de ex-chefes das Farc que retomaram armas na Colômbia
Twitter

Twitter suspende contas de ex-chefes das Farc que retomaram armas na Colômbia