Mundo

Governo britânico apresenta nesta quinta projeto para iniciar Brexit

Pressionada pela oposição, May aceitou publicar o "livro branco"

Primeira-ministra britânica, Theresa MayPrimeira-ministra britânica, Theresa May - Foto: Facundo Arrizabalaga/Agência Lusa

O governo britânico apresentará, nesta quinta-feira (26), seu projeto de lei para iniciar o processo de saída da União Europeia (UE), ao mesmo tempo em que aceitou entregar aos parlamentares a estratégia do processo, mediante um "livro branco".

A lei "será apresentada amanhã [quinta-feira]", informou um porta-voz do gabinete da primeira-ministra Theresa May, que quer que o texto seja aprovado antes de março. É em março que tem início, oficialmente, o prazo de negociação com a UE, assim que o governo invocar o artigo 50 do Tratado de Lisboa.

Pressionada pela oposição, May aceitou publicar o "livro branco". "Posso confirmar para a Câmara que nosso plano será expresso em um livro branco", disse a premiê no Parlamento, sem especificar a data em que estará pronto, apesar da insistência do líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn.

Em relação ao projeto de lei que será apresentado no Parlamento, será um texto "simples", afirmou o ministro encarregado do Brexit, David Davis.

"Estou certo de que ninguém tentará [usar o projeto de lei] para tentar contrariar a vontade dos britânicos, ou atrasar o processo", declarou.

A lei será debatida durante sua segunda leitura na Câmara dos Comuns, prevista para acontecer na semana que vem.

Veja também

Rússia exibe míssil de cruzeiro hipersônico Zircon em teste no mar
Guerra

Rússia exibe míssil de cruzeiro hipersônico Zircon em teste no mar

Deslizamento deixa três mortos e quatros desaparecidos na Guatemala
chuvas

Deslizamento deixa três mortos e quatros desaparecidos na Guatemala