Iceberg do tamanho de Bali está prestes a se soltar da Antártica

Sua superfície representa 85 vezes o tamanho da ilha de Manhattan

O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) repudiou os casos de racismo que marcaram o futebol no final de semana.O deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) repudiou os casos de racismo que marcaram o futebol no final de semana. - Foto: Divulgação

Um iceberg com superfície de 5.000 km2, quase tão grande quanto a ilha indonésia de Bali, poderia se soltar em breve da banquisa (gelo flutuante) do oeste da Antártica, previram nesta sexta-feira (06) cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

"Um iceberg, que poderia ser um dos dez maiores já inventariados, está prestes a se soltar na Antártica", indicaram os cientistas em um comunicado.

Sua superfície representa 85 vezes o tamanho da ilha de Manhattan.

Situada a oeste do continente antártico, o iceberg foi batizado de "Larsen C" e tem 350 metros de espessura.

Depois de anos, os cientistas supervisionam uma rachadura formada nesta região e que teria mais de 150 km de comprimento.

Mas, "em dezembro, a rachadura aumentou brutalmente cerca de 18 km e restam apenas uns vinte quilômetros antes que atravesse a banquisa de um lado a outro".

"Ficarei surpreso se não se desprender no próximo mês", afirmou Adrian Luckman, um dos pesquisadores, citado no comunicado, prevendo "um evento geográfico maior que vai mudar a paisagem" da região.

De acordo com cientistas, o desprendimento não vai causar muitas mudanças no nível dos oceanos. Contudo, se o gelo que forma o iceberg derreter, poderá ocasionar um aumento de 10 centímetros no nível global do mar.

Veja também

Maior ataque suicida em Bagdá em três anos mata ao menos 32 pessoas
Terrorismo

Maior ataque suicida em Bagdá em três anos mata ao menos 32 pessoas

Biden assume comando da luta contra Covid-19 e decreta quarentena para viajantes
EUA

Biden assume comando da luta contra Covid-19 e decreta quarentena para viajantes