Vacinas

Índia vai exportar oito milhões de vacinas anticovid em outubro

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, indicou que o país fornecerá doses da vacina da Johnson & Johnson, fabricada sob licença pela empresa indiana Biological-E

O primeiro-ministro indiano, Narendra ModiO primeiro-ministro indiano, Narendra Modi - Foto: Reprodução/Instagram

A Índia vai exportar oito milhões de doses da vacina contra a covid-19 até o final de outubro, após suspender a proibição de envio do imunizante ao exterior, informou o ministro das Relações Exteriores neste sábado (25).

O anúncio foi feito depois que o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, se comprometeu na sexta-feira em Washington a cumprir essa promessa em uma cúpula com os líderes dos Estados Unidos, Japão e Austrália.

A maioria das vacinas irá para países da Ásia e do Pacífico para conter a crescente influência da China, disse Harsh Vardhan Shringla em uma entrevista coletiva virtual.

Modi indicou que a Índia fornecerá oito milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson, fabricada sob licença pela empresa indiana Biological-E.

"Essa vacina estará pronta no final de outubro. É uma entrega imediata", explicou Shringla aos jornalistas. 

O governo indiano encerrou a proibição de exportação de vacinas esta semana, já que os novos casos e mortes caíram drasticamente e seu programa de imunização se acelerou.

A Índia, um dos maiores produtores farmacêuticos do mundo, havia dito este ano que forneceria 1 bilhão de doses de vacinas anticovid a outros países até dezembro de 2022, antes de suspender as exportações em maio, vítima de uma onda devastadora da doença.

O país de mais de 1,3 bilhão de habitantes enfrentou semanas de escassez de vacinas quando a epidemia estourou entre março e maio, registrando milhões de infecções e pelo menos 250.000 mortes.

Até agora, as autoridades de saúde administraram quase 840 milhões de doses. Cerca de 47% da população adulta recebeu pelo menos uma vacina e 16% está com o esquema completo.

 

ja/tw/mlb/ia/rsc/es/mr

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter