Mundo

Indicado à Suprema Corte chama de 'desolador' ataque de Trump à Justiça

O jornal "The Washington Post" e a agência de notícias Associated Press dizem que a equipe do magistrado confirma a frase

Presidente dos EUA, Donald TrumpPresidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Saul Loeb/AFP

O indicado por Donald Trump para a Suprema Corte, Neil Gorsuch, chamou de desmoralizantes e desoladores os ataques do presidente dos Estados Unidos à Justiça. A informação é do senador democrata Richard Blumenthal, que conversou com o juiz nesta quarta (8).

O jornal "The Washington Post" e a agência de notícias Associated Press dizem que a equipe do magistrado confirma a frase. "Ele certamente expressou a mim que ele estava desolado pelos comentários desmoralizantes e abomináveis feitos pelo presidente Trump sobre o Judiciário", disse o parlamentar, após a reunião privada com o juiz.

No último sábado (4), o republicano começou uma série de críticas aos magistrados depois que o juiz federal, James Robart, de Seatlle, aprovou uma liminar que derrubou o veto à entrada de imigrantes de sete países islâmicos. Por uma rede social, ele chamou Robart de "suposto juiz" e qualificou a decisão como ridícula. No dia seguinte, Trump disse que os cidadãos deveriam culpar o magistrado e o Judiciário "se acontecesse alguma coisa" ao país.

O alvo passou a ser a 9ª Corte de Apelações, sediada em San Francisco, que rejeitou recurso do governo. O tribunal ainda avalia a liminar que levou ao veto, após o governo e os detratores da medida apresentarem seus argumentos. "Vamos ver. Tomara que não seja necessário", disse o presidente ao ser questionado se recorreria à Suprema Corte caso o recurso do governo seja recusado.

"MODO POLÍTICO"

A última declaração foi feita nesta quarta: "Os juízes parecem ser tão políticos, e seria ótimo para o nosso sistema judiciário se eles fizessem o que é certo", disse Trump.

"Eles estão interpretando as coisas diferente de provavelmente 100% das pessoas nesta sala. Nós queremos segurança."
A audiência foi transmitida ao vivo pela TV, e Trump disse que acompanhou espantado: "ouvi coisas que eu não podia acreditar".

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter