Inundações deixam nove mortos e milhares de deslocados na Tailândia
Mais de 13.000 pessoas tiveram que deixar suas casas
As inundações causadas por fortes chuvas no sul da Tailândia mataram nove pessoas e forçaram mais de 13.000 a abandonarem suas casas e se refugiarem em abrigos temporários, informaram as autoridades neste sábado (30).
Imagens da imprensa mídia local mostram moradores atravessando rios de água suja na altura do peito e carros submersos em ruas inundadas.
"As enchentes em oito províncias do sul da Tailândia afetaram 553.921 residências e causaram nove mortes", informou a agência nacional de mitigação de desastres no Facebook.
Mais de 13.000 pessoas tiveram que deixar suas casas e ir para abrigos temporários montados em escolas e templos, acrescentou.
Nampa, uma mulher da província costeira de Songkhla, disse à rede estatal PBS que está preocupada com a diminuição dos estoques de alimentos.
"Estamos bem agora, mas não tenho certeza de quanto tempo poderemos ficar nestas condições", afirmou.
Leia também
• Trump conta com xerifes como aliados estratégicos em plano de deportação de imigrantes
• Canadá avalia impor tarifas a produtos dos EUA como resposta a Trump
• Israel anuncia que bombardeou posição do Hezbollah no sul do Líbano
Na Malásia, um país fronteiriço ao sul da Tailândia, as chuvas desta semana deixaram quatro mortos e forçaram a retirada de cerca de 80.000 pessoas, que estão em abrigos temporários, segundo as autoridades.
A agência meteorológica da Tailândia alertou que "chuvas muito fortes" poderiam continuar em partes do sul do país na próxima semana.
A Tailândia recebe chuvas intensas todos os anos durante o período das monções, mas cientistas afirmam que o aquecimento global causado pelo homem está tornando estes eventos mais intensos e frequentes.