Irã apresenta três novos mísseis

Os três tipos de mísseis – 'Yasin', 'Balaban' e 'Ghaem' – foram desenvolvidos pelo ministério e pela Sa-Irã, uma empresa estatal do setor de defesa

Os mísseis "Balaban" (esquerda), "Ghaem" (abaixo) e "Yasin" (direita)Os mísseis "Balaban" (esquerda), "Ghaem" (abaixo) e "Yasin" (direita) - Foto: Iranian Defence Ministry / AFP

O Irã apresentou nesta terça-feira três novos tipos de mísseis teleguiados de precisão, que segundo o ministro da Defesa tem o objetivo de defender o país da "perfídia e das conspirações" dos Estados Unidos.

A presença dos mísseis é "um novo êxito importante em termos de poder e dignidade para a República Islâmica do Irã", afirmou o ministro da Defesa, general Amir Hatami, citado pela agência Fars.

"Isto prova que, apesar da perfídia e das conspirações do grande satã americano e seus mercenários, o ministério da Defesa não hesitará um só momento em defender a República Islâmica e reforçar a segurança", completou.

Leia também:
Coreia do Norte volta a disparar mísseis e culpa EUA por aumento de tensão militar
Coreia do Norte faz segundo teste de mísseis em uma semana 

Os três tipos de mísseis – "Yasin", "Balaban" e "Ghaem" – foram desenvolvidos pelo ministério e pela Sa-Irã, uma empresa estatal do setor de defesa.

O míssil "Yasin" é teleguiado, com um alcance de 50 km e pode ser disparado a partir de aviões ou drones, segundo a agência.

O "Balaban" é guiado por GPS e pode ser instalado em aviões.

O "Ghaem" é guiado termicamente e tem uma precisão de 50 cm.

Veja também

Novos casos de HIV superaram 20% na América Latina na última década, diz OPAS
HIV

Novos casos de HIV superaram 20% na América Latina na última década, diz OPAS

Em reunião virtual com Fernández, Biden diz querer 'relação sólida' com América Latina
América

Em reunião virtual com Fernández, Biden diz querer 'relação sólida' com América Latina