Mundo

Irlanda marca para outubro referendo sobre blasfêmia

A votação necessária para derrubar a lei - a 37ª Emenda da Constituição - será celebrada no mesmo dia das eleições presidenciais, como uma forma de reduzir custos

Dublin, capital da IrlandaDublin, capital da Irlanda - Foto: wikipedia

A Irlanda celebrará em 26 de outubro um referendo sobre a derrubada de uma lei constitucional que proíbe a blasfêmia, informou nesta sexta-feira (21) o governo. A Constituição da República da Irlanda afirma atualmente que "a publicação ou emissão de material blasfemo, sedicioso ou indecente é uma ofensa que será punida de acordo com a lei", mas essa lei se considera geralmente ineficaz e obsoleta na Irlanda moderna.

Em maio passado, os irlandeses votaram para revogar a proibição do aborto. A consulta teve 66% de votos a favor, demonstrando a influência cada vez menor da Igreja Católica em um país que já foi muito religioso. No ano passado, o ministro da Saúde, Simon Harris, chamou a lei de boba e um pouco vergonhosa, segundo o jornal The Irish Times.

A votação necessária para derrubar a lei - a 37ª Emenda da Constituição - será celebrada no mesmo dia das eleições presidenciais, como uma forma de reduzir custos. A imprensa irlandesa também havia especulado que seria realizado um referendo no segundo semestre para retirar da Constituição uma frase que faz referência ao lugar da mulher no lar. A consulta, no entanto, foi adiada no início de setembro, pois os políticos continuam a avaliar a redação a ser utilizada para substituir a atual.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter