Macacos roubam amostras de testes contra a Covid-19 na Índia

Um deles mastigou o objeto roubado provocando receios de que os primatas possam espalhar o novo coronavírus

MacacosMacacos - Foto: Arthur de Souza

Macacos atacaram um funcionário de um hospital em Meerut, perto de Nova Déli, e roubaram três amostras de testes sorológicos para a Covid-19. Um deles mastigou o objeto roubado provocando receios de que os primatas possam espalhar o novo coronavírus.

Os animais fugiram em seguida e subiram em árvores próximas. As outras duas amostras não foram danificadas, disse à AFP o diretor da Faculdade de Medicina de Meerut, Dheeraj Raj, nesta sexta-feira, depois que imagens do roubo se tornaram virais nas mídias sociais.

"Eles ainda estavam intactos e não acreditamos que exista risco de contaminação ou propagação", afirmou Raj.

Leia também:
Gigantes farmacêuticas se unem para testar remédios contra coronavírus
Levantamento mostra que comércio aberto não evita perdas econômicas com coronavírus

As três pessoas que tiveram amostras de sangue roubadas pelos macacos foram submetidas a novos testes. Embora o novo coronavírus já tenha sido detectado em animais, o risco de transmissão do animal para o homem não foi confirmado.

Autoridades indianas enfrentam constantemente o problema dos 'macacos ladrões', que roubam comida e até smartphones. Em muitas áreas rurais, os agricultores, cujas plantações são saqueadas por 'gangues de macacos', pediram a intervenção das autoridades locais para controlar sua população.

Autoridades municipais de Nova Déli recorreram a macacos de cauda longa para enfrentar e expulsar primatas menores da região.

Na Índia, foram registradas 175 novas mortes por Covid-19 em 24 horas, elevando o número total de vítimas nesta sexta-feira para 4.706, segundo dados oficiais.

O país, altamente vulnerável à disseminação do novo coronavírus, com suas megalópoles superlotadas e sistema de saúde precário, registrou um número recorde de novos casos nos últimos dias.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

 

Veja também

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira
Capitólio

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira

EUA realiza última execução do mandato de Trump
EUA

EUA realiza última execução do mandato de Trump