Macron receberá Merkel na sexta-feira para falar sobre futuro da Europa

A visita será feita uma semana depois de Macron se declarar "feliz e satisfeito" pelo pré-acordo alcançado na Alemanha entre Merkel e o líder social-democrata, Martin Schulz

 Emmanuel Macron, Angela Merkel e Donald Trump Emmanuel Macron, Angela Merkel e Donald Trump  - Foto: John Macdougall/AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, receberá nesta sexta-feira (19) a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para abordar lado a lado o futuro da Europa e as prioridades do bloco comunitário, informaram nesta quarta-feira (17) fontes presidenciais francesas. A informação é da Agência EFE.

Esta visita de trabalho no Palácio do Eliseu, sede do governo da França, acontecerá na parte da tarde. A visita será feita uma semana depois de Macron se declarar "feliz e satisfeito" pelo pré-acordo alcançado na Alemanha entre Merkel e o líder social-democrata, Martin Schulz, para a formação de um governo de coalizão.

Leia também:
Macron pede reforma da UE e propõe criação de agência europeia de refúgio
Merkel estende negociações para formar governo até domingo


O presidente francês destacou na sexta-feira passada em uma coletiva de imprensa que o pré-acordo "toma nota" dos atuais desafios da União Europeia (UE), como a imigração, o desenvolvimento e as fronteiras, razão pela qual, nesse contexto, é "encorajador".

O encontro será o primeiro entre ambos desde esse pacto com o qual, segundo Schulz declarou esta segunda-feira, os social-democratas assumem "a responsabilidade de liderança" que a Alemanha tem na Europa e situam o país ao lado da França para "reforçar a democracia".

Na quinta-feira e também em Paris, os ministros de Finanças de França e Alemanha, Bruno Le Maire e Peter Altmaier, respectivamente, terão uma reunião paralela para a preparação de propostas de reforma da zona euro.

Veja também

Estudo sugere queda de anticorpos associada à segunda onda de Covid na Inglaterra
Coronavírus

Estudo sugere queda de anticorpos associada à segunda onda de Covid na Inglaterra

Bomba em escola paquistanesa deixa 7 mortos e mais de 80 feridos
internacional

Bomba em escola paquistanesa deixa 7 mortos e mais de 80 feridos