Mundo

Meninos presos em caverna na Tailândia têm bom estado de saúde

Equipes de resgate tentam reduzir o nível de água antes das chuvas previstas para a sexta-feira (6)

Meninos presos em caverna na TailândiaMeninos presos em caverna na Tailândia - Foto: Handout/Marinha da Tailândia/AFP

Presos desde o sábado (23 de junho) em uma caverna na Tailândia, os 12 meninos e seu treinador de futebol se encontram em "bom estado de saúde", mas têm poucas chances de serem resgatados nesta quarta-feira (4). As equipes de resgate tentam reduzir o nível de água antes das chuvas previstas para a sexta-feira (6).

O governador da província de Chiang Rai, Narongsak Osottanakorn, que lidera a célula de resgate, declarou que um resgate ainda nesta quarta seria "difícil", já que o nível de água segue elevado, apesar do sistema de bombeamento instalado no local. Graças a esse sistema, "a água tem baixado um centímetro por hora, o que não é ruim dado o tamanho da caverna", explicou.

"Após comerem, todos foram examinados por um médico militar", revelou a Marinha, sem precisar em que momento serão retirados e como pretende fazer isto através de um longo trecho de caverna inundada. No vídeo, gravado na terça-feira, 11 meninos fazem uma saudação, dizem seu nome e revelam: "estou bem de saúde". A Marinha não explicou porque o 12º menino e o treinador não gravaram suas mensagens.

Leia também:
Crianças de time de futebol ficam presas em caverna na Tailândia; veja fotos
Chuva impede busca de crianças presas em caverna na Tailândia
Crianças tailandesas presas em caverna são encontradas
Tailândia se prepara para resgate de meninos em caverna
Meninos presos em caverna na Tailândia vão receber aulas de mergulho


"Estou muito feliz", reagiu a mãe de um dos meninos, Bew, ao ver o vídeo exibido pelos socorristas em um tela sob uma barraca, não muito distante da entrada da caverna. "Ele está magro", assinalou a mulher ao ouvir a mensagem do filho. O grupo já começou a ser treinado para o mergulho, mas os socorristas salientaram que não pretendem se precipitar com a evacuação, que será complicada.

   Evacuação difícil

"Devemos ter 100% de certeza no momento de decidir a operação", que poderia acontecer em vários grupos de crianças, completou. De fato, a operação de resgate será difícil e os socorristas já advertiram que não se precipitarão na hora de realizá-la, pois deverão percorrer quilômetros sob a água.

Os meninos - com entre 11 e 16 anos - foram encontrados com seu treinador, 25, na noite de segunda-feira (2), sãos e salvos, após ficarem isolados na caverna devido a fortes chuvas. O primeiro passo foi restabelecer a força, uma vez que os meninos ficaram dias sem comer.

O grupo já está sendo treinado para percorrer mais de quatro quilômetros de veios estreitos, incluindo vários trechos inundados para as quais serão equipadas com cilindros de oxigênio. "Fazer mergulho em cavernas é muito técnico e perigoso, especialmente para mergulhadores iniciantes. Por isso, pode ser melhor ajudá-los na caverna até que possam ser removidos por outros meios", avaliou Anmar Mirza, coordenador da Comissão Nacional americana de Resgate Subterrâneo.

Um mergulhador veterano leva seis horas para percorrer essa distância, indicaram as equipes de resgate. As equipes de resgate detectaram vários poços na vertical da caverna. E nos últimos dias, a floresta foi desmatada perto de um deles para permitir o pouso de helicópteros visando uma possível evacuação por via aérea.

Mas, por enquanto, não foi provado que um desses poços esteja ligado ao trecho da caverna onde estão os meninos. A opção principal continua sendo a entrada da caverna, onde técnicos, especialmente japoneses, trabalham para drenar a água. Quanto mais baixo o nível de água, menos as crianças terão que percorrer com equipamento de mergulho.

No entanto, quanto mais o tempo passa, maior o risco de novas inundações nesta temporada de monções no Sudeste Asiático. Dezenas de mergulhadores foram mobilizados para esta operação, com equipamentos vindos da Austrália, Grã-Bretanha, Japão, China e trinta soldados americanos, que auxiliam os milhares de resgatistas tailandeses envolvidos no resgate.

 

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter