México não aceita nova política de Trump

"Quero dizer enfaticamente que o governo do México e o povo mexicano não deve aceitar disposições impostas unilateralmente por um governo a outro", disse Luis Videgaray.

Donald Trump Donald Trump  - Foto: Brendan Emialowski/afp

 

O ministro das Relações Exteriores mexicano afirmou na última quarta-feira (22) que o país não aceitará a nova política imigratória do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mesmo dia marcado para o início das conversas sobre imigração e segurança com os EUA. "Quero dizer enfaticamente que o governo do México e o povo mexicano não deve aceitar disposições impostas unilateralmente por um governo a outro", disse Luis Videgaray.
O chanceler mexicano se referia à nova orientação da política de imigração do presidente Trump, que vai ampliar os alvos de deportações e pretende deixar imigrantes latino-americanos detidos em centros no México enquanto aguardam audiências. "Não aceitaremos isso, porque não há nenhuma razão pela qual deveríamos, e porque não é do interesse do México", concluiu Videgaray.
Os mexicanos temem que campos para deportados e refugiados venham a surgir ao longo da fronteira Norte de seu país, por conta do plano do governo Trump de começar a deportar para o México todos os latino-americanos e pessoas de outras nacionalidades que tenham entrado ilegalmente nos EUA passando pelo México.

 

Veja também

Pedro Castillo toma posse como presidente do Peru
América Latina

Pedro Castillo toma posse como presidente do Peru

Esperança de encontrar sobreviventes de explosão na Alemanha é cada vez menor
Acidente

Esperança de encontrar sobreviventes de explosão na Alemanha é cada vez menor