Mundo

Ministra da Jordânia provoca indignação ao pisar em bandeira de Israel

Jumana Ghneimat foi fotografada na semana passada, enquanto pisava em uma bandeira israelense desenhada no chão

Bandeira de Israel é a mais antiga do mundo, com 2.500 anos de existênciaBandeira de Israel é a mais antiga do mundo, com 2.500 anos de existência - Foto: Divulgação

O Ministério israelense das Relações Exteriores expressou sua indignação neste domingo (30), depois que uma ministra jordaniana pisou em uma bandeira israelense em Amã, considerando que a mesma a havia insultado.

Jumana Ghneimat,
ministra de Estado encarregada da Informação e porta-voz do governo jordaniano, foi fotografada na semana passada enquanto pisava em uma bandeira israelense desenhada no chão na entrada de um edifício de sindicatos, onde comparecia a uma reunião. 

Leia também:
Escritor Amos Oz morre em Israel, aos 79 anos, em decorrência de um câncer
Premiê da Jordânia renuncia após protestos populares
Ato em embaixada mata jordaniano e fere israelense


A bandeira está lá há vários anos para protestar contra a normalização das relações entre Jordânia e Israel, e a ocupação da Cisjordânia por este último há meio século, segundo funcionários sindicais.

O Ministério das Relações Exteriores de Israel "considera sério o incidente no qual uma ministra jordaniana insultou a bandeira israelense em Amã", apontou em um comunicado neste domingo. 

O embaixador da Jordânia em Israel foi convocado neste domingo para dar "explicações", acrescentou o ministério. Em comunicado, a chancelaria da Jordânia reagiu reafirmando "o respeito do governo jordaniano ao tratado de paz com Israel".

Segundo o porta-voz deste ministério, Majed al-Qatarneh, funcionários de Israel foram informados por seus pares da Jordânia de que o prédio onde ocorreu o incidente "é uma propriedade privada, e que a ministra entrou pelo acesso principal, para participar de uma reunião".

A Jordânia assinou a paz com Israel em 1994 e é a única nação árabe, junto com o Egito, que mantém relações diplomáticas com este país.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter