Mundo

Morre aos 86 anos Alan Bean, o quarto astronauta a pisar na Lua

Bean foi o piloto do módulo lunar da missão Apollo 12, que desceu à superfície lunar em novembro de 1969

Alan Bean em foto de 2006Alan Bean em foto de 2006 - Foto: David Livingston/Getty Images North America/A

Mais um herói da conquista lunar se foi. Neste sábado (26), perdemos Alan Bean, o quarto homem a pisar na Lua. Sua morte veio duas semanas depois de ele ficar muito doente durante uma viagem pelos Estados Unidos. Ele tinha 86 anos.

Bean foi o piloto do módulo lunar da missão Apollo 12, que desceu à superfície lunar em novembro de 1969. Foi a primeira missão a demonstrar a capacidade de pouso de alta precisão, pois a alunissagem deveria ser feita o mais perto possível da sonda não tripulada Surveyor 3, no Oceano das Tormentas. O responsável pela manobra bem-sucedida foi o comandante Charles "Pete" Conrad, assistido por Bean.

A missão trouxe de volta a câmera de TV da Surveyor 3, para verificar os efeitos do ambiente lunar sobre ela após vários anos por lá. E uma descoberta intrigante foi feita: uma colônia de bactérias em hibernação foi "revivida", depois que o equipamento voltou à Terra. Há discussão até hoje sobre se as bactérias sobreviveram em estado criptobiótico por quase três anos na Lua ou se o resultado foi fruto de uma contaminação posterior, mas, pelo sim, pelo não, a Nasa começou a tratar muito mais seriamente a possibilidade de contaminação de outros mundos com formas de vida terrestres após esse incidente.

Após a missão lunar, Bean voltou ao espaço como comandante da segunda expedição ao laboratório Skylab, em julho de 1973. No total, ele passou 69 dias, 15 horas e 45 minutos no espaço, dos quais 31 horas e 31 minutos na superfície lunar.

Foto de 1969 mostra os astronautas da Apollo XII: o comandante Charles 'Pete' Conrad Jr. o comandante de módulo Richard F. Gordon e o piloto do módulo lunar Alan L. Bean

Foto de 1969 mostra os astronautas da Apollo XII: o comandante Charles 'Pete' Conrad Jr. o comandante de módulo Richard F. Gordon e o piloto do módulo lunar Alan L. Bean - Crédito: HO/Nasa/AFP



Nascido em 15 de março de 1932, em Wheeler, Texas, Bean se formou em engenharia aeronáutica pela Universidade do Texas em 1995. Depois frequentou a Escola de Pilotos de Teste da Marinha americana e foi um dos 14 escolhidos pela Nasa para o terceiro grupo de astronautas, em outubro de 1963.

Sua aposentadoria da Marinha veio em 1975, e da Nasa, em 1981. Depois disso, Bean dedicou sua vida à arte, produzindo belas pinturas inspiradas por sua viagem à Lua.

Uma inspiração para gerações de astronautas que vieram depois, Bean deixa a esposa, uma irmã, um filho e uma filha, além de uma vida cheia de realizações.
Para os entusiastas da exploração espacial, fica a angústia de contar nos dedos de uma mão os homens que pisaram na Lua e que ainda estão entre nós. São quatro ao todo: Buzz Aldrin (Apollo 11), David Scott (Apollo 15), Charles Duke (Apollo 16) e Harrison Schmitt (Apollo 17).

Veja também

Boris Johnson assume 'total responsabilidade' e reitera desculpas por 'partygate'
Reino Unido

Boris Johnson assume 'total responsabilidade' e reitera desculpas por 'partygate'

Epidemiologista acredita que ainda "é cedo" para falar de epidemia de varíola dos macacos
Varíola dos macacos

Epidemiologista acredita que ainda "é cedo" para falar de epidemia de varíola dos macacos