Na era Trump, México busca acordos comerciais com Brasil e Argentina

Os Estados Unidos são o destino de mais de 80% das exportações do México

Presidente do México Enrique Peña NietoPresidente do México Enrique Peña Nieto - Foto: ALFREDO ESTRELLA / AFP

No momento em que o México se bate com o presidente americano, Donald Trump, em matéria de livre-comércio, uma das prioridades do governo mexicano é firmar acordos com Brasil e Argentina no curto prazo - disse o chanceler mexicano, Luis Videgaray, na terça-feira (28). "Hoje, é prioridade da política comercial mexicana estabelecer no curto prazo acordos comerciais com as duas principais economias do Cone Sul", afirmou o ministro, em sessão plenária do Senado mexicano.

O chanceler reconheceu que persistem, com a administração Trump, "notórias diferenças" em diferentes temas, entre eles o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês), em vigor desde 1994.

Essa situação - admitiu - levou o México a reconhecer a "necessidade imperiosa" de diversificar suas relações econômicas, comerciais e de investimento com outras áreas, além da América do Norte.

"Com respeito às duas principais economias (latino-americanas), Brasil e Argentina, deve-se reconhecer que a relação econômica esteve abaixo de seu potencial, em parte devido à falta de encontro, à falta de vontade recíproca para estabelecer acordos comerciais", acrescentou.

Os Estados Unidos são o destino de mais de 80% das exportações do México, o que deflagrou na América Latina a sensação de que este país lhe deu as costas. Videgaray garantiu que o processo para estreitar laços com Argentina e Brasil "avança de maneira animadora". "O México é, sempre foi e sempre continuará sendo um país latino-americano", completou o ministro.

Veja também

Tem início cortejo fúnebre do príncipe Philip, marido de Elizabeth II
Realeza britânica

Tem início cortejo fúnebre do príncipe Philip, marido de Elizabeth II

Rainha Elizabeth compartilha foto dela com príncipe Philip nas redes sociais
Família Real

Rainha Elizabeth compartilha foto dela com príncipe Philip nas redes sociais