Na Itália, vulcão entra em erupção pela segunda vez em dois meses e assusta turistas

As autoridades colocaram em andamento uma operação para controlar os incêndios florestais provocados pela erupção

Vulcão Stromboli em erupçãoVulcão Stromboli em erupção - Foto: Handout / Vigili Del Fuoco / AFP

O vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome no litoral da Sicília, ao sul da Itália, entrou em erupção pela segunda vez em dois meses nesta quarta-feira (28). As erupções foram precedidas na ocasião por fluxos de lava, que formaram uma coluna de fumaça e cinzas de dois quilômetros de altura.

Segundo bombeiros locais, a erupção, que não fez vítimas, ocorreu na lateral centro-sul da cratera. As autoridades colocaram em andamento uma operação para controlar os incêndios florestais provocados pela erupção.

O vulcão, cuja cúpula se encontra a 920 metros de altura e a base a 2.000 metros de profundidade, é um dos poucos do mundo com atividade praticamente contínua, segundo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) italiano.

Leia também:
Vulcão entra em erupção no Japão
Processos de brasileiros para obter cidadania italiana são alvo de investigações


A turista Elena Schiera, que estava navegando em um barco nas proximidades do local, registrou o momento. "Sobreviventes por um milagre. Momentos de pânico", escreveu em sua conta no Instagram.

Em 3 de julho, quando registrou duas fortes explosões, a erupção do Stromboli provocou a morte de um excursionista de 35 anos.

O presidente da região da Sicília, Nello Musumeci, disse que a presença de embarcações particulares na ilha foi suspensa por precaução.

Veja também

EUA restringe entradas no país dos membros do Partido Comunista Chinês
Mundo

EUA restringe entradas no país dos membros do Partido Comunista Chinês

Casos de Covid-19 nas Américas aumentaram quase 30% em novembro, alerta Opas
Coronavírus

Casos de Covid-19 nas Américas aumentaram quase 30% em novembro, alerta Opas