Na Itália, vulcão entra em erupção pela segunda vez em dois meses e assusta turistas

As autoridades colocaram em andamento uma operação para controlar os incêndios florestais provocados pela erupção

Vulcão Stromboli em erupçãoVulcão Stromboli em erupção - Foto: Handout / Vigili Del Fuoco / AFP

O vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome no litoral da Sicília, ao sul da Itália, entrou em erupção pela segunda vez em dois meses nesta quarta-feira (28). As erupções foram precedidas na ocasião por fluxos de lava, que formaram uma coluna de fumaça e cinzas de dois quilômetros de altura.

Segundo bombeiros locais, a erupção, que não fez vítimas, ocorreu na lateral centro-sul da cratera. As autoridades colocaram em andamento uma operação para controlar os incêndios florestais provocados pela erupção.

O vulcão, cuja cúpula se encontra a 920 metros de altura e a base a 2.000 metros de profundidade, é um dos poucos do mundo com atividade praticamente contínua, segundo Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) italiano.

Leia também:
Vulcão entra em erupção no Japão
Processos de brasileiros para obter cidadania italiana são alvo de investigações


A turista Elena Schiera, que estava navegando em um barco nas proximidades do local, registrou o momento. "Sobreviventes por um milagre. Momentos de pânico", escreveu em sua conta no Instagram.

Em 3 de julho, quando registrou duas fortes explosões, a erupção do Stromboli provocou a morte de um excursionista de 35 anos.

O presidente da região da Sicília, Nello Musumeci, disse que a presença de embarcações particulares na ilha foi suspensa por precaução.

Veja também

1% mais rico emite o dobro de CO2 que a metade mais pobre da população
Clima

1% mais rico emite o dobro de CO2 que a metade mais pobre da população

Saga do TikTok pode chegar ao fim com acordo envolvendo Oracle e Walmart
Aplicativo

Saga do TikTok pode chegar ao fim com acordo envolvendo Oracle e Walmart