Nasa envia pela primeira vez uma afro-americana para estação espacial

A astronauta é Jeanette Epps, física e genia da ciência que trabalhou para a CIA como um oficial de inteligência técnica

Deputada estadual Priscila Krause (DEM) no Plenário da AlepeDeputada estadual Priscila Krause (DEM) no Plenário da Alepe - Foto: Mariana Carvalho/Divulgação

A Nasa está enviando pela primeira vez uma astronauta afro-americana para a Estação Espacial Internacional. A astronauta é Jeanette Epps, física e genia da ciência que trabalhou para a CIA como um oficial de inteligência técnica.

Epps irá para a ISS como engenheira de voo em 2018. Seu comandante será Andrew Feustel, um astronauta veterano. "Cada tripulação da estação espacial traz algo de diferente, e Drew e Jeanette têm muito a oferecer", disse Chris Cassidy, chefe do escritório do Johnson Space Center da Nasa em Houston. "A estação espacial irá se beneficiar tendo eles a bordo", disse Cassidy.

Uma dúzia de astronautas afro-americanos já viajaram nos Estados Unidos em missões de ônibus espacial, mas Epps será a primeira afro-americana na estação espacial.

Ela foi selecionada em julho de 2009 como uma dos 14 membros da vigésima turma de astronautas da Nasa. Seu treinamento incluiu aulas de russo, para que possa se comunicar com cosmonautas da estação. Epps tem PhD em engenharia aeroespacial pela Universidade de Maryland.

Veja também

Como 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden entra caminhando na Casa Branca
EUA

Como 46º presidente dos Estados Unidos, Joe Biden entra caminhando na Casa Branca

Cuba espera produzir 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 em 2021
Vacina

Cuba espera produzir 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 em 2021