Naufrágio em lago do Missouri deixa 17 mortos

Uma embarcação de turismo virou e afundou nesta quinta-feira (19) durante uma tempestade em um lago do estado americano do Missouri, matando 17 pessoas, incluindo crianças.

Naufrágio em lago do Missouri deixa 17 mortosNaufrágio em lago do Missouri deixa 17 mortos - Foto: AFP

Uma embarcação de turismo virou e afundou nesta quinta-feira (19) durante uma tempestade em um lago do estado americano do Missouri, matando 17 pessoas - informaram autoridades locais, acrescentando que há crianças entre as vítimas. O balanço de vítimas foi atualizado depois que mergulhadores encontram os corpos de quatro pessoas desaparecidas.

Interrompidas à noite, as operações de resgate foram retomadas nesta sexta de manhã, com a participação de mergulhadores na busca dos desaparecidos. Segundo indicou à AFP o porta-voz do Missouri State Highway Patrol, Jason Pace, os corpos de todas as pessoas desaparecidas foram encontrados.

O acidente deixou sete pessoas hospitalizadas, anunciou em entrevista coletiva o xerife do condado de Stone, Doug Rader. Dois dos feridos se encontram em estado crítico, segundo a filial do Cox Medical Center, uma estrutura hospitalar instalada no Missouri.

Leia também:
Vários feridos em ataque em ônibus na Alemanha


Segundo Rader, 31 pessoas estavam na embarcação, um anfíbio que tinha rodas para circular também pela terra. A tempestade "chegou muito rápido", disse por telefone à AFP Rick Kettels, proprietário do Lakeside Resort, um complexo hoteleiro às margens do lago."Vivi aqui a maior parte da minha vida e nunca tinha visto uma tempestade assim tão terrível", declarou, acrescentando que o serviço meteorológico não alertou sobre sua iminência.

Kettels gravou um vídeo da margem antes de saber do naufrágio. Nas imagens, viam-se grandes ondas batendo no pier. "Olhando a ondas, não acho que o barco tenha tido qualquer chance", afirmou.

Ventos de 119 km/h
O Table Rock Lake é um lago artificial muito popular situado no sul do Missouri, na fronteira com o Arkansas. Na região, foram registrados ventos de até 119 km/h que provocaram quedas de árvores e cortes de energia elétrica, informou Steve Lindenberg, meteorologista de Springfield, 72 km ao norte de Branson.

"Nossos corações estão cheios de pesar", disse a cidade de Branson em um comunicado. "Este é um momento desafiador para todos os envolvidos", lamentou.

O presidente Donald Trump enviou suas condolências pelo Twitter. "Minhas mais sinceras condolências às famílias e amigos daqueles afetados pelo terrível acidente da embarcação que acaba de acontecer no Missouri. Uma grande tragédia, uma grande perda. Que Deus esteja com vocês!", afirmou.

A sede da prefeitura de Branson foi aberta para atender às vítimas, seus familiares e sobreviventes, com a ajuda da Cruz Vermelha e de funcionários locais. A Junta Nacional de Segurança dos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) disse que enviaria esta manhã uma equipe para investigar o incidente.

Branson é um popular destino de férias, conhecido por seus teatros e pela música country, que inclui uma atração da cantora Dolly Parton inspirada na Guerra Civil.

A companhia Ripley Entertainment, proprietária da embarcação, disse, por meio de sua porta-voz Suzanne Smagala-Potts, que fará "tudo o que puder para ajudar as famílias que se viram envolvidas, assim como as autoridades, enquanto continuarem os trabalhos de busca e resgate".

O incidente no Missouri aconteceu em meio a uma tempestade que castigou boa parte do Meio-Oeste na quinta-feira, segundo os meteorologistas. Vários tornados se formaram no estado de Iowa, ao norte do Missouri, deixando feridos e causando danos materiais.

Veja também

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país
Coronavírus

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil
Vacina

Novo lote com 300 mil doses da vacina da Janssen chega ao Brasil