Obama tenta evitar que Trump derrube sua reforma da saúde

Esforços de oito anos de Obama para expandir a cobertura de saúde serão atacados quando Donald Trump assumir o poder

Governador cobrou respostas sobre a origem do vazamento e ações efetivas do Governo FederalGovernador cobrou respostas sobre a origem do vazamento e ações efetivas do Governo Federal - Foto: Hélia Scheppa

O presidente americano Barack Obama fará nesta quarta-feira (4) uma breve viagem, mas de grande importância política, da Casa Branca ao Capitólio para pedir aos legisladores que defendam sua reforma do sistema de saúde.

Os esforços de oito anos de Obama para expandir a cobertura de saúde a dezenas de milhões de americanos serão atacados quando o presidente eleito, Donald Trump, assumir o poder em 20 de janeiro com uma maioria republicana nas duas casas do Congresso.

Em uma medida preventiva, o atual presidente se reunirá com senadores e deputados democratas "principalmente para discutir como contra-argumentar o manifesto objetivo republicano para revogar o Affordable Care Act (ACA)", conhecido como Obamacare, indicou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

A pouco habitual peregrinação política coincide com a visita ao Congresso do vice-presidente eleito Mike Pence.

"Estamos focados em revogar e substituir o Obamacare", disse Pence na terça-feira. "Procuramos uma legislação para nos dar as ferramentas para reduzir o fluxo de papelada e regulação que estão estrangulando os empregos americanos".

No entanto, enquanto a oposição republicana ao Obamacare é clara, a sua fórmula para consertar o sistema não é evidente. A Casa Branca aposta que os eleitores americanos vão reagir com fúria se Trump retirar de milhões a cobertura médica sem uma alternativa viável.

"Não me surpreende que haja alguns republicanos preocupados sobre a extensão do impacto que poderia ter sobre os seus partidários a revogação do Obamacare", disse Earnest.

"Sabemos que há pessoas em todo o país que se beneficiam desta lei, que estão protegidos por esta lei, cujas vidas foram salvas por esta lei", acrescentou.

Veja também

Índia registra recorde de 200 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas
PANDEMIA

Índia registra recorde de 200 mil novos casos de Covid-19 em 24 horas

OPAS pede 'estratégia integral' para conter a Covid-19 nas Américas
Pandemia

OPAS pede 'estratégia integral' para conter a Covid-19 nas Américas