Mundo

OEA expressa preocupação sobre direitos dos imigrantes no governo Trump

As declarações do chefe da OEA chegam no momento em que Trump firma o decreto para a construção do muro na fronteira com o México

Presidente eleito dos EUA, Donald TrumpPresidente eleito dos EUA, Donald Trump - Foto: Don Emmert/AFP

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, expressou sua preocupação com os direitos dos imigrantes após a chegada de Donald Trump à Casa Branca, em um discurso nesta quarta-feira (25) no Parlamento Europeu.

Almagro disse que "não seria admissível" um retrocesso nos "progressos específicos que ocorreram em matéria de direitos civis e sociais no contexto interamericano", e manifestou sua preocupação sobre "como será implementado qualquer esquema de deportação".

"O tema é como se realiza isto e como se respeitam os direitos dos imigrantes. Os direitos econômico, social, cultural, civil e político que têm cada imigrante". As declarações do chefe da OEA chegam no momento em que Trump firma o decreto para a construção do muro na fronteira com o México e determina os mecanismos para acabar com as chamadas "cidades santuário", onde as autoridades se negam a deter os imigrantes ilegais para sua deportação.

Almagro recordou que a política migratória dos Estados Unidos não começou com a nova administração, que prevê deportar cerca de 3 milhões de pessoas, e que o ex-presidente Barack Obama deportou 2,5 milhões de imigrantes.

O secretário-geral da OEA também criticou o diálogo na Venezuela entre governo e oposição, cujos resultados considerou "negativos", já que serviram para "consolidar (...) a estratégia do governo para negar um referendo revogatório" do mandato do presidente Nicolás Maduro.

"Acreditamos que o diálogo tem que ser um diálogo político de alto nível", mas isto "é muito difícil de se fazer quando os principais líderes da oposição estão presos, como é o caso de Leopoldo López".

Veja também

Resgate de mineiros no México completa duas semanas sem resultados
América

Resgate de mineiros no México completa duas semanas sem resultados

Paciente peruano relata seu calvário ao contrair a varíola do macaco
Saúde

Paciente peruano relata seu calvário ao contrair a varíola do macaco