Mundo

Organizador da visita de Trump ao México é nomeado chanceler

O economista de 48 anos substitui Claudia Ruiz Massieu na Chancelaria

Deputado federal João Campos (PSB)Deputado federal João Campos (PSB) - Foto: Chico Ferreira

Luis Videgaray, que em agosto organizou a polêmica visita do candidato republicano Donald Trump ao México, foi nomeado secretário das Relações Exteriores pelo presidente Enrique Peña Nieto, nesta quarta-feira (4), após deixar a Secretaria da Fazenda em setembro passado sob fortes críticas.

O economista de 48 anos substitui Claudia Ruiz Massieu na Chancelaria.

Claudia ocupava o cargo desde agosto de 2015 e foi, segundo fontes diplomáticas, uma forte crítica e opositora à visita do presidente americano eleito ao México em 31 de agosto passado."A partir de hoje, Luis Videgaray assume a titularidade da Secretaria de Relações Exteriores", anunciou Peña Nieto em mensagem à imprensa, acompanhado de Videgaray e Ruiz Massieu.

Diante da mudança de governo nos Estados Unidos em 20 de janeiro próximo, "a instrução do secretário Videgaray é acelerar o diálogo e os contatos para que, desde o primeiro dia da nova administração, possam ser estabelecidas as bases de uma relação construtiva de trabalho".

De acordo com o presidente, a prioridade é fortalecer os vínculos bilaterais em segurança, comércio e migração, mas sempre "promovendo os interesses do México e sem prejuízo de nossa soberania e da dignidade dos mexicanos".

Foi a primeira vez que um representante de governo mexicano recebeu um candidato presidencial americano. Até então, a tradição era marcada por encontros na Casa Branca após a posse do presidente eleito e, em geral, nos Estados Unidos.

Veja também

Petróleo continua caindo apesar de retomada da demanda nos EUA
Petróleo

Petróleo continua caindo apesar de retomada da demanda nos EUA

Conservadores britânicos sofrem revés nas eleições locais
Londres

Conservadores britânicos sofrem revés nas eleições locais

Newsletter