Papa Francisco chega a Lima, dando início à visita ao Peru

Na chegada, o pontífice foi recebido com um buquê de flores dado por duas crianças

Papa Francisco chefa à LimaPapa Francisco chefa à Lima - Foto: Vincenzo Pinto / AFP

O papa Francisco chegou na tarde desta quinta-feira (18) ao Peru para uma visita de três dias na qual defenderá o meio ambiente e o respeito aos povos nativos, na segunda e última etapa de uma viagem iniciada na segunda-feira, no Chile. O avião com o pontífice pousou às 16H32 locais (19H32 Brasília) no Aeroporto de Lima, onde Francisco foi recebido pelo presidente, Pedro Pablo Kuczynski e numerosas autoridades, observou a AFP.

Leia também
Papa Francisco se despede do Chile desejando “união e paz”
Papa Francisco se reúne com vítimas de abusos sexuais do clero chileno
No Chile, papa diz ter 'vergonha' por casos de abuso sexual e pede perdão
Ativistas no Chile pedem ao papa ações contra pedofilia na Igreja


Duas crianças entregaram um buquê de flores ao pontífice, que foi saudado por três bispos, entre eles o cardeal Juan Luis Cipriani, arcebispo de Lima. Francisco e Kuczynski caminharam sorridentes pelo tapete vermelho conversando animadamente, enquanto uma banda militar tocava. Sob um céu parcialmente nublado, um vento persistente cobriu o rosto de Francisco com a parte superior da batina.

A visita do papa permite a Kuczynski esquecer, temporariamente, ls conflitos políticos que quase o levaram à destituição em dezembro e a polêmica pelo indulto que concedeu ao ex-presidente Alberto Fujimori. O papa argentino deverá se deslocar em um automóvel para a praça do Imaculado Coração de María, onde deverá embarcar no papamóvel para ir à Nunciatura Apostólica, onde ficará hospedado nos três dias de sua visita ao Peru.

Francisco, que não tem previstas outras atividades públicas nesta quinta-feira, viajará nesta sexta-feira a Puerto Maldonado, na Amazônia, onde terá um encontro com povos originários.

No sábado irá para a cidade de Trujillo, ao norte, que há um ano sofreu inundações causadas pelo fenômeno El Niño Costeiro, que deixaram 162 mortos e quase 300.000 pessoas prejudicadas. No domingo, ele encerrará sua visita ao Peru com uma missa em uma base aérea de Lima, depois de um encontro com 5.000 sacerdotes e freiras na Catedral, onde também serão honradas as relíquias de quatro santos peruanos.

Francisco, um amante do futebol, receberá no domingo o técnico da seleção peruana, seu compatriota Ricardo Gareca, que conseguiu a façanha de classificar a equipe ao Mundial da Rússia-2018, o que o time nacional não conseguia desde a Copa da Espanha-1982.

Uma semana antes da chegada do papa a Lima, o Vaticano interveio ao junto ao grupo laico peruano Sodalício de Vida Cristã, cujo fundador, Luis Fernando Figari, e outros três líderes são acusados de abusos sexuais.

Veja também

Argentina supera 5 mil mortos por Covid-19
Coronavírus

Argentina supera 5 mil mortos por Covid-19

China alerta EUA para que 'não brinque com fogo' em relação a Taiwan
Mundo

China alerta EUA para que 'não brinque com fogo' em relação a Taiwan