Papa Francisco se despede do Chile desejando “união e paz”

Ele também falou das pessoas que o acompanharam na viagem, especialmente com orações, e aquelas que fizeram sacrifícios para participar das celebrações

Papa Francisco no ChilePapa Francisco no Chile - Foto: Vincenzo Pinto/AFP

O papa Francisco se despediu nesta quinta-feira (18) do Chile, onde chegou na última segunda-feira (15), desejando “união e paz” para o país em uma mensagem que leu após a missa celebrada na cidade de Iquique, no norte do Chile. 

Francisco agradeceu à presidente Michelle Bachelet pelo convite e a todos os que fizeram possível a viagem. “Agradeço também o trabalho silencioso de milhares de voluntários”, afirmou.

Ele também falou das pessoas que o acompanharam na viagem, especialmente com orações, e aquelas que fizeram sacrifícios para participar das celebrações e dos encontros.

Leia também:
Papa Francisco se reúne com vítimas de abusos sexuais do clero chileno
No Chile, papa diz ter 'vergonha' por casos de abuso sexual e pede perdão


“Sigo a minha peregrinação para o Peru. Povo amigo e irmão desta grande pátria que somos convidados a cuidar. Uma pátria que encontra a sua beleza no rosto pluriforme dos seus povos”, afirmou. O pontífice concluiu a mensagem com o seu habitual: “Rezem por mim”.

Papamóvel
Mais cedo, quando percorria as ruas de Iquique, a última etapa de sua visita ao Chile, Francisco desceu do papamóvel para ajudar uma policial que caiu do cavalo em que estava quando passou ao lado do pontífice.

O animal se assustou com a chegada do veículo papal e jogou a agente no chão. Ao perceber o ocorrido, Francisco mandou parar o papamóvel, desceu para saber se ela tinha se machucado e esperou ao lado dela até a chegada de uma ambulância.

Os membros das forças de segurança se aproximaram para a ajudar a policial, e o pontífice ficou ao lado dela durante o atendimento.

O porta-voz do Vaticano, Greg Burke, explicou que a agente estava consciente e recebeu palavras de consolo de Francisco.

Veja também

Astronauta estadunidense vota do espaço
Eleições EUA

Astronauta estadunidense vota do espaço

Para estimular ida às urnas, revista Time substitui logotipo pela 1º vez
internacional

Para estimular ida às urnas, revista Time substitui logotipo pela 1º vez