Mundo

Parlamento venezuelano investigará contratos da Odebrecht por US$ 16 bi

O acordo para investigar o caso pelo Comitê Legislativo foi aprovado em um debate assistido pelos deputados do governo

Sede da OdebrechtSede da Odebrecht - Foto: Reprodução/Odebrecht

De maioria opositora, o Parlamento venezuelano aprovou nesta terça-feira (31) uma investigação sobre o suposto pagamento de subornos a funcionários do Estado pela empreiteira Odebrecht.

"A cifra dos contratos com a Odebrecht na Venezuela passa dos 16 bilhões de dólares. O caso gerou um escândalo em nível mundial, mas na Venezuela, não. Incentivo que a Procuradoria investigue", disse o presidente da Comissão da Controladoria, o deputado Juan Guaidó.

O acordo para investigar o caso pelo Comitê Legislativo foi aprovado em um debate assistido pelos deputados do governo. Na semana passada, a Procuradoria informou que já pediu informações sobre o caso ao Ministério Público brasileiro e solicitou uma ordem de apreensão contra uma pessoa - sem identificá-la - supostamente vinculada ao escândalo.

A Venezuela é o segundo país da América Latina em que a empreiteira pagou mais subornos (98 milhões de dólares), apenas atrás do Brasil, de acordo com a delação de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa.

Durante o debate, o parlamentar Julio Montoya afirmou que várias obras importantes que deviam ser construídas pela Odebrecht estão inacabadas, apesar de terem recebido os recursos.

Montoya assegurou, por exemplo, que foram pagos 419 milhões de dólares para a construção da linha 5 do metrô de Caracas e 527 milhões para a linha 2 do metrô de Los Teque, mas ambas não estão prontas. Essas obras já deveriam ter sido entregues.

"É importante que a Comissão da Controladoria investigue cada um desses casos (...) Há mais de 20 bilhões de dólares em obras inacabadas. A Odebrecht é só a ponta do iceberg", acrescentou.

Na última sexta-feira, Julio Montoya denunciou que os "subornos e propinas" da Odebrecht na Venezuela passam de um bilhão de dólares.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter