Porta-voz do Estado Islâmico insulta Trump e convoca novos ataques

Ele descreveu o presidente americano, Donald Trump, como um "idiota terrível"

Presidente dos EUA, Donald TrumpPresidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Saul Loeb/AFP

O porta-voz do grupo extremista Estado Islâmico (EI) convocou nesta terça-feira (4) seus seguidores a atacar os países que lutam contra a organização no Iraque e na Síria, e descreveu o presidente americano, Donald Trump, como um "idiota terrível".

Em uma gravação de áudio difundida nas redes sociais, Abulhassan al-Muhajer avaliou que os Estados Unidos estão "em decadência" e "estão se afogando" porque o país é chefiado por um "idiota terrível, que não sabe o que são a Síria, o Iraque e o Islã".

Ele pediu aos "soldados" do grupo para lançar ataques sobretudo no Iêmen, no Sinai (Egito), na Líbia, no oeste da África, mas também nos Estados Unidos, na Rússia e na Europa.

A gravação do porta-voz do EI, sua primeira desde dezembro, veio à tona enquanto as forças iraquianas avançavam frente aos combatentes do grupo extremista no oeste de Mossul, após ter retomado, em janeiro, a parte oriental da segunda cidade do país.

Os extremistas também enfrentam grandes dificuldades perto de Raqa, reduto do grupo na Síria.

Nos dois últimos anos, o grupo jihadista acumulou reveses no Iraque e na Síria, perdendo uma grande porção dos territórios que havia conquistado em 2014 e onde havia proclamado um "califado".

Veja também

Israel bombardeia Gaza em represália por disparos de foguetes palestinos
CONFLITO

Israel bombardeia Gaza em represália por disparos de foguetes palestinos

Detenção do opositor russo Navalny preocupa europeus e EUA
PRISÃO

Detenção do opositor russo Navalny preocupa europeus e EUA