Mundo

Presidente do México conversa com Trump sobre segurança e migração

Relações andavam tensas desde a época de campanha do americano, que prometeu construir um muro entre os países e fazer os mexicanos pagarem por ele

TrumpTrump - Foto: AFP

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, falou por telefone nesta terça-feira (20) com o governante americano, Donald Trump, em uma conversa na qual ambos se comprometeram a avançar nos temas de segurança, comércio e migração.

"Os dois presidentes reiteraram seu compromisso de avançar na desobstrução da agenda bilateral nos temas de segurança, comércio e migração, mediante o esforço coordenado de suas equipes de trabalho", anunciou a presidência mexicana através de um comunicado, onde se afirmou ainda que os dois chefes de Estado também trocaram condolências pelo ataque a tiros a uma escola de Parkland, na Flórida, que resultou na morte de 17 pessoas na quarta-feira passada, e pela queda de um helicóptero em Jamiltepec, Oaxaca, na sexta-feira, que deixou 14 mortos.

Leia também:
Site vende microlotes na fronteira entre EUA e México para atrasar muro de Trump
Trump critica Nafta e abre porta para acordos bilaterais com México e Canadá


Em nota à imprensa, a Casa Branca disse que o "presidente Trump destacou seu compromisso de expandir a cooperação entre Estados Unidos e México em segurança, comércio e migração".

Em 15 de fevereiro, uma fonte da Casa Branca afirmou que os dois presidentes trabalham para acordar uma reunião. No entanto, os comunicados não mencionaram o possível encontro.

As relações entre México e Estados Unidos ficaram tensas desde que Trump era candidato à Casa Branca, por conta de suas ameaças de construir um muro na fronteira dos dois países (a ser pago pelos mexicanos) e de revisar ou abandonar o Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio (Nafta).

Peña Nieto e Trump já se encontraram pessoalmente antes. Durante a campanha presidencial, Trump fez uma polêmica visita ao México para se reunir com o chefe de Estado mexicano.

Pouco depois de Trump assumir a Presidência, uma visita de Peña Nieto a Washington foi cancelada, por diferenças entre os dois governos sobre quem pagaria o controverso muro. Contudo, os dois se reuniram à margem do encontro do G20 (realizado em julho de 2017 em Hamburgo, na Alemanha).

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter