Mundo

Presidente francês inicia no Chile último giro pela América Latina

Esta é a primeira visita de um presidente francês ao Chile desde 2006

François Hollande se encontrou com a presidente do Chile, Michelle BacheletFrançois Hollande se encontrou com a presidente do Chile, Michelle Bachelet - Foto: PABLO VERA LISPERGUER / AFP

O presidente francês, François Hollande, iniciou neste sábado (21), no Chile, seu último giro pela América Latina, região que priorizou durante a sua presidência.

Ao depositar uma coroa de flores ante o monumento do libertador do Chile, Bernardo O'Higgins, o presidente francês deu início a uma agenda cheia, em que se destacam os encontros com a colega Michelle Bachelet e o lançamento do ano franco-chileno da inovação.

A presidente chilena informou à AFP esta semana que aproveitará a visita de Hollande para pedir apoio na renegociação do acordo de associação do Chile com a União Europeia.

Delegações de ambos os países irão assinar acordos nos setores de cultura, defesa, turismo, cooperação na luta contra o narcotráfico, um tratado de extradição, educação e trabalho.

Também irão inaugurar um fórum científico e acadêmico para facilitar os intercâmbios neste âmbito.

Apesar de os dois países manterem "uma história de boas relações", como assinalou Bachelet, esta é a primeira visita de um presidente francês ao Chile desde 2006.

Na reta final de seu mandato, a visita se enquadra na política de Hollande de reforçar as relações da França com a América Latina. No ano passado, o presidente francês visitou Brasil, Peru, Argentina e Uruguai.

No fim deste domingo, Hollande seguirá para a Colômbia, onde irá concluir o giro, a quatro meses de encerrar seu mandato.

Veja também

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'
Estados Unidos

Biden pede que americanos enfrentem 'lobby das armas'

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU
Repressão a uigures

China enfrenta novas denúncias de abusos, durante visita de comissária da ONU