BREXIT

Primeira-ministra divulgará detalhes sobre Brexit

May já disse que ela pretende desencadear o processo do Artigo 50 (cláusula de retirada de um dos membros)

Em 2019, o porto pernambucano movimentou 23,8 milhões de toneladas, 2% a mais que em 2018Em 2019, o porto pernambucano movimentou 23,8 milhões de toneladas, 2% a mais que em 2018 - Foto: Rafael Medeiros

 

A primeira-ministra britânica, Theresa May, dará detalhes nesta terça-feira (17) sobre seus planos para a saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE). Uma porta-voz da Downing Street confirmou nque May fará um discurso para esclarecer maiores detalhes sobre os planos do governo para o Brexit. Além do ditado “Brexit significa Brexit” e que a Grã-Bretanha vai negociar o melhor acordo possível com Bruxelas, pouco tem sido dito sobre o que a Grã-Bretanha vai procurar em sua relação pós-Brexit com seus países vizinhos.

Na semana passada, ela indicou que os detalhes de sua estratégia seriam divulgados “dentro de semanas”. May já disse que ela pretende desencadear o processo do Artigo 50 (cláusula de retirada de um dos membros) até o final de março iniciando um período de negociação de dois anos com a UE. O Brexit foi decidido em referendo.

Acordo
O negociador da Comissão Europeia para o Brexit, Michel Barnier, advertiu no sábado que o bloco deveria estar consciente do risco que o processo de saída do Reino Unido, que se anuncia difícil, representa para a estabilidade financeira. Especula-se que haja uma cordo especial com a Inglaterra. Na semana passada, o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, advertiu que os europeus também têm muito a perder se não chegar a um acordo, afirmando que havia mais “riscos de instabilidade financeira para o continente no curto prazo, durante a transição, do que para o Reino Unido”.

 

Veja também

Agências americanas recomendam "pausa" no uso da vacina da Johnson por temor de coágulos
Vacinação

Agências americanas recomendam "pausa" no uso da vacina da Johnson por temor de coágulos

Mais tensão e detidos em Minneapolis após morte de jovem afro-americano em ação policial
EUA

Mais tensão e detidos em Minneapolis após morte de jovem afro-americano em ação policial