Rebeldes sírios começam a abandonar reduto na Ghuta Oriental

Dois ônibus devem transportar os insurgentes e familiares para territórios sob controle rebelde no norte da Síria

Cidadãos sírios abandonam a região da Ghuta Oriental na tentativa de fugir dos conflitosCidadãos sírios abandonam a região da Ghuta Oriental na tentativa de fugir dos conflitos - Foto: Abdulmonam Eassa / AFP

Combatentes do grupo rebelde Yaish Al-Islam acompanhados por suas famílias começaram a abandonar a cidade de Duma, último reduto insurgente perto de Damasco, anunciou a televisão estatal síria. "Dois ônibus saíram de Duma com terroristas do Yaish al-Islam e seus parentes", afirmou a emissora oficial.

Os ônibus devem transportar os insurgentes e familiares para territórios sob controle rebelde no norte da Síria. O processo de evacuação é o resultado de um acordo anunciado pela Rússia, mas sobre os qual os rebeldes não fizeram nenhuma comentário.

Estas novas saídas acontecem no momento em que o regime de Bashar al-Assad está completando sua vitória em Ghuta Oriental, perto da capital Damasco, onde suas tropas já reconquistaram 95% dos territórios rebeldes, graças a uma violenta ofensiva iniciada em 18 de fevereiro.

Leia também:
Quinze crianças morrem em bombardeio na região síria de Ghuta, afirma ONG
Em mensagem pela Páscoa, Papa condena 'extermínio' na Síria
Rússia acusa EUA de armar ataque químico com rebeldes na Síria


Os ataques do regime, que mataram mais de 1.600 civis em cinco semanas, obrigaram os grupos rebeldes, encurralados e enfraquecidos, a aceitar os acordos preparados pela Rússia, aliada do regime sírio.

Veja também

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana
EUA

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana

Nasa anuncia descoberta inédita de água na superfície da Lua iluminada pelo Sol
Descoberta espacial

Nasa anuncia descoberta inédita de água na superfície da Lua iluminada pelo Sol