Recuperados 20 corpos após tragédia de barco incendiado na Califórnia

Ao todo, 39 pessoas estavam no barco barco "Concepción", de 22 metros de comprimento e que naufragou quando os bombeiros tentavam apagar o fogo

Membros do FBI saindo do barco ConcepciónMembros do FBI saindo do barco Concepción - Foto: MARIO TAMA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

Vinte corpos foram recuperados após o incêndio e naufrágio de um navio de excursão de mergulho na costa da Califórnia na segunda-feira (2), enquanto entre quatro e seis vítimas permanecem presas nos destroços, informaram as autoridades na terça-feira (3).

"No total, 20 vítimas foram encontradas e levadas às instalações do legista", disse o xerife do condado de Santa Barbara, Bill Brown, aos repórteres. Trata-se de 11 mulheres e nove homens.

Cinco tripulantes foram resgatados na segunda-feira após o desastre. Ao todo, 39 pessoas estavam no barco "Concepción", de 22 metros de comprimento e que naufragou quando os bombeiros tentavam apagar o fogo e, agora, está a 20 metros de profundidade, na direção da costa da ilha de Santa Cruz, em frente a Santa Bárbara, seu porto de origem.

Leia também:
Filipino morre a bordo de navio perto do Porto do Recife
Homem é preso em flagrante após fumar em banheiro de avião e disparar alarme

"Hoje iniciamos o processo de mapeamento de perfis de DNA das 20 pessoas que recuperamos até agora para que possam ser comparadas com as amostras da família", disse Brown.

Segundo o xerife, tanto a escada como a escotilha de saída da coberta inferior, onde os passageiros dormiam, parecem ter sido bloqueadas pelo fogo.

Na terça-feira, os socorristas tentaram estabilizar o barco para que os mergulhadores possam entrar com segurança e resgatar os corpos restantes.

Em um raio de 80 metros dos escombros do barco os mergulhadores também procuram corpos e indícios do que provocou o incêndio.

Sete missões de busca, incluindo três tripulações de helicópteros e barcos cobriram cerca de 157 km até a manhã desta terça-feira, sem encontrar sobreviventes, revelou a comandante da Guarda Costeira Monica Rochester.

O barco fazia um passeio de mergulho pelo quando o incêndio começou. A tripulação estava acordada e, do convés, pulou no mar.

Os cinco membros da tripulação que se salvaram foram recolhidos por um barco de turismo, o "Grape Escape", acrescentou Rochester.

Por ora, não há nenhuma hipótese sobre a causa do incêndio a bordo.

Segundo o site do proprietário do navio, o "Concepción" deixou Santa Bárbara no sábado ao amanhecer para uma excursão de mergulho nas ilhas vizinhas, uma área extremamente turística.

Ele deveria retornar ao seu porto de origem na segunda-feira à tarde, feriado do Dia do Trabalho nos Estados Unidos.

Veja também

Glenn Greenwald acusa Intercept de censura e anuncia saída do site
censura

Glenn Greenwald acusa Intercept de censura e anuncia saída do site

Merkel cria diálogo imaginário com coronavírus para defender novo bloqueio
Coronavírus

Merkel cria diálogo imaginário com coronavírus para defender novo bloqueio