Reino Unido promete 10 milhões de libras para a Amazônia

O dinheiro será colocado imediatamente à disposição para ajudar e restaurar o habitat, anunciou o governo britânico em um comunicado divulgado na reunião do G7 em Biarritz

AmazôniaAmazônia - Foto: Lula Sampaio/AFP

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, prometeu nesta segunda-feira (26), 10 milhões de libras esterlinas (aproximadamente 50,4 milhões de reais) em fundos para a Amazônia, em resposta aos incêndios que afetam a maior floresta tropical do planeta.

O dinheiro será colocado imediatamente à disposição para ajudar e restaurar o habitat, anunciou o governo britânico em um comunicado divulgado na reunião do G7 em Biarritz. "Em uma semana na qual todos assistimos, horrorizados, como a floresta amazônica queima diante de nossos olhos, não podemos escapar da realidade do ano que estamos infligindo à natureza", afirmou Johnson no comunicado.

Leia também:
Nasa diz precisar de tempo para saber se queimadas de 2019 alcançarão recorde anual ou não
Manifestantes vão às ruas contra política ambiental de Bolsonaro e queimadas na Amazônia
Bolsonaro pretende enviar Exército para combater queimadas na Amazônia


A promessa de recursos foi anunciada depois que o presidente francês, Emmanuel Macron, anfitrião do encontro de cúpula, informou no domingo que as potências do G7 chegaram a um acordo para ajudar "o mais rápido possível" os países afetados pelos incêndios. Macron prometeu "meios técnicos e financeiros" em resposta aos incêndios que afetam a região amazônica.

No Brasil as chamas devastaram áreas na região de fronteira com a Bolívia e provocaram uma fumaça densa que aumenta a poluição ao longo da Amazônia, um tesouro ecológico de 5,5 milhões de quilômetros quadrados. Sob pressão internacional, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, determinou no domingo o envio de dois aviões Hércules C-130 e uma vasta operação militar para controlar os incêndios. Entre sexta-feira e sábado foram registrados 1.130 novos incêndios, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a maioria na bacia do rio Amazonas.

Veja também

Justiça da Bolívia anula ordem de prisão contra Evo Morales
internacional

Justiça da Bolívia anula ordem de prisão contra Evo Morales

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana
EUA

Vantagem de Biden sobre Trump cai 2 pontos percentuais em uma semana