"Santità!", exclamou Padre Júlio Lancelotti ao receber ligação inusitada do Papa Francisco em 2020
Coordenador da Pastoral do Povo de Rua levou solidéu que ganhou de presente do Pontífice para exibir aos fiéis nesta terça na Catedral paulistana
Coordenador da Pastoral do Povo de Rua e conhecido pelo trabalho em defesa dos excluídos, o Padre Júlio Lancelotti compareceu nesta segunda-feira à missa na Catedral da Sé, em São Paulo, em memória do Papa Francisco.
Leia também
• Papa Francisco: igrejas da Arquidiocese de Olinda e Recife tocam sinos em memória do pontífice
• "Chorei muito. Ele ressignificou minha fé"; fundador da orquestra da Maré tocou para o Papa
• Em testamento divulgado pelo Vaticano, Papa Francisco anuncia como deseja ser enterrado
E relembrou um episódio inusitado, quando recebeu uma ligação do Pontífice, em outubro de 2020.
— O telefone tocou e estava sem identificação, e a princípio eu achei que era um jornalista — relembrou Padre Júlio, sobre a ligação surpresa. ]
— Então ele falou: ‘Padre Júlio, parla ("fala", em italiano) italiano ou castelhano?’ Eu disse que falava os dois. Aí ele disse: 'Sou o Papa Francisco'. Eu dei um pulo e gritei 'Santità!' ("santidade", em italiano) — narrou.
Durante a conversa, o Papa Francisco perguntou sobre o seu trabalho diário e disse entender as dificuldades que o padre paulistano enfrentava.
— Ele disse para eu não desanimar, continuar firme e continuar fazendo o meu trabalho, porque é o que Jesus quer — relembrou Padre Júlio, após a missa na Catedral da Sé, nesta segunda-feira.
Apesar de saber da condição de saúde delicada do Pontífice nos últimos tempos, Júlio diz ter ficado atônito e surpreso com a notícia da sua morte.
E lembrou que o Papa estava no domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano, para desejar "Feliz Páscoa" a milhares de fiéis.
— Ontem estava na Praça de São Pedro, e eu achei que ele iria melhorar. Mas subitamente chegou essa notícia, e nós estamos agora em oração e vamos levar para frente seu legado — disse o padre.
Na missa desta manhã, Júlio levou um solidéu, pequeno chapéu branco usado pelo Papa, para exibir aos fiéis.
O padre diz que o objeto foi enviado por Francisco à Pastoral do Povo de Rua como um gesto de carinho.
Sobre a escolha do novo Papa, Júlio Lancelotti disse que, apesar das especulações com relação ao perfil do sacerdote — se ele adotará uma linha mais conservadora ou progressista, como Francisco —, "é o Espírito Santo e os cardeais que vão definir o melhor caminho."
— A gente espera que os cardeais façam o discernimento de um caminho que seja marcado pelo amor — disse.
O Papa Francisco morreu nesta segunda-feira, aos 88 anos, poucas horas após sua última aparição pública, no Domingo de Páscoa.

