Mundo

Sócios da Mossack Fonseca presos no Panamá por investigações ligadas à Lava Jato

Jürgen Mossack e Ramón Fonseca foram levados para uma cela na Direção de Investigação Judicial da Polícia, na capital panamenha

Os dois fundadores do escritório de advocacia Mossack Fonseca, envolvido no escândalo "Panama Papers", foram detidos de maneira preventiva nessa quinta-feira (9), como parte de investigações relacionadas com a Operação Lava Jato no Brasil. As informações são da Agência France-Presse (AFP).

Jürgen Mossack e Ramón Fonseca foram levados para uma cela na Direção de Investigação Judicial da Polícia, na capital panamenha, depois de prestar depoimento na Procuradoria, informou Elías Solano, um dos advogados da Mossack Fonseca. Além de Jürgen Mossack e Ramón Fonseca, uma terceira pessoa foi detida.

A Procuradoria panamenha fez buscas na quinta-feira nos escritórios da Mossack Fonseca e acusa os sócios de lavagem de dinheiro. De acordo com a procuradora Kenia Porcell, a empresa é supostamente "uma organização criminosa que se dedica a ocultar ativos e dinheiro de origens suspeitas" e serve para "eliminar evidências dos envolvidos em atividades ilícitas relacionadas ao caso Lava Jato".

O advogado Solano afirmou contudo que "todo o Panamá vai poder ver que não existe" lavagem de dinheiro no grupo e que, segundo ele, as acusações são “forçadas, carentes de provas".

Antes de sua detenção, Ramón Fonseca havia acusado o presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, de receber doações da Odebrecht. "Para mim, o presidente Varela - que caia um raio sobre a minha cabeça se eu estiver mentindo - disse que havia aceitado doações da Odebrecht, porque não podia brigar com todo mundo", disse Fonseca.

Varela rebateu as acusações e disse que "não existem doações da empresa Odebrecht" durante a sua campanha eleitoral de 2014. "As doações recebidas em minha campanha são contribuições políticas. Não são subornos. Nem um dólar destas contribuições foi para meu benefício ou da minha família", disse Varela.

Fonseca foi ministro-conselheiro do governo de Varela e dirigente do Partido Panamenho (da direita), e foi obrigado a pedir demissão no ano passado após o escândalo do "Panama Papers", um vazamento de documentos que revelou como advogados criaram empresas para evadir impostos ou para esconder dinheiro procedente de atividades ilícitas em escala mundial.

Por mais de uma década, a Odebrecht manteve este "esquema de corrupção em massa", pagando cerca de US$ 800 milhões em subornos a funcionários de governos em três continentes, de acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Vários países da América Latina estão realizando investigações sobre supostos subornos da Odebrecht em troca de contratos públicos. O caso já afetou, até o momento, o ex-presidente do Peru Alejandro Toledo, o atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e vários parentes do ex-presidente panamenho Ricardo Martinelli, para quem a Odebrecht teria realizado pagamentos de mais 59 milhões de dólares em subornos.

Ramón Fonseca disse que seu escritório não tem nada a ver com as acusações e denunciou que as autoridades procuram um "bode expiatório" para "desviar a atenção".

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter