Mundo

Terremoto atinge áreas próximas do Vulcão Etna, no sul da Itália

Até o momento, cerca de dez pessoas ficaram feridas

Uma das casas afetadas pelo tremor Uma das casas afetadas pelo tremor  - Foto: Giovanni Isolino/AFP

Um tremor de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu, nesta quarta-feira (26), áreas próximas ao vulcão Etna, na Sicília, no sul da Itália. Há informações de feridos e danos em construções antigas, como a fachada de uma igreja tradicional.

O mais ativo vulcão da região entrou em erupção na véspera do Natal. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália, o tremor ocorreu às 3h19 (23h19 de terça-feira em Brasília), a apenas um quilômetro de profundidade. A imprensa italiana cita pelo menos dez feridos. O epicentro foi localizado entre as cidades de Viagrande, Trecastagni Aci Bonnacorsi.

Leia também:
Vulcão Etna entra em erupção na Itália e fecha aeroporto na Sicília
Itália afirma que só ficará satisfeita quando Battisti for extraditado


A região de Catânia, na costa leste da Sicília, já foi sacudida por centenas de pequenos tremores. O abalo da madrugada dessa quarta-feira foi, até o momento, o mais intenso, e a terra continuou a tremer durante várias horas, com o registro de 11 sismos de menor magnitude. Na terça-feira (24), o aeroporto da região chegou a ser fechado por algumas horas.

Após o tremor de terra, como medida de precaução, as autoridades de Catânia decidiram fechar a autoestrada costeira. O aeroporto local, situado próximo ao vulcão, permanecia operando normalmente hoje.

Esta é a mais expressiva erupção do Etna na última década. A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão, que chega a 3.300 metros, levou, na segunda-feira (24), ao fechamento de grande parte do espaço aéreo em volta da cratera.

Veja também

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?
Família Real

Kate e rei Charles com câncer: o que se sabe sobre a doença dos dois e qual impacto na monarquia?

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com
ISRAEL X HAMAS

EUA pressionam por cessar-fogo em Gaza com visita de diretor da CIA ao Egito e reunião de Biden com

Newsletter