Terremoto atinge áreas próximas do Vulcão Etna, no sul da Itália

Até o momento, cerca de dez pessoas ficaram feridas

Uma das casas afetadas pelo tremor Uma das casas afetadas pelo tremor  - Foto: Giovanni Isolino/AFP

Um tremor de magnitude 4,8 na escala Richter atingiu, nesta quarta-feira (26), áreas próximas ao vulcão Etna, na Sicília, no sul da Itália. Há informações de feridos e danos em construções antigas, como a fachada de uma igreja tradicional.

O mais ativo vulcão da região entrou em erupção na véspera do Natal. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália, o tremor ocorreu às 3h19 (23h19 de terça-feira em Brasília), a apenas um quilômetro de profundidade. A imprensa italiana cita pelo menos dez feridos. O epicentro foi localizado entre as cidades de Viagrande, Trecastagni Aci Bonnacorsi.

Leia também:
Vulcão Etna entra em erupção na Itália e fecha aeroporto na Sicília
Itália afirma que só ficará satisfeita quando Battisti for extraditado


A região de Catânia, na costa leste da Sicília, já foi sacudida por centenas de pequenos tremores. O abalo da madrugada dessa quarta-feira foi, até o momento, o mais intenso, e a terra continuou a tremer durante várias horas, com o registro de 11 sismos de menor magnitude. Na terça-feira (24), o aeroporto da região chegou a ser fechado por algumas horas.

Após o tremor de terra, como medida de precaução, as autoridades de Catânia decidiram fechar a autoestrada costeira. O aeroporto local, situado próximo ao vulcão, permanecia operando normalmente hoje.

Esta é a mais expressiva erupção do Etna na última década. A nuvem de cinzas expelida pelo vulcão, que chega a 3.300 metros, levou, na segunda-feira (24), ao fechamento de grande parte do espaço aéreo em volta da cratera.

Veja também

Charles não quer deixar filho de Harry se tornar príncipe, diz jornal
Família Real

Charles não quer deixar filho de Harry se tornar príncipe, diz jornal

EUA congelam negociações na área ambiental, e Brasil teme retaliação econômica
Mundo

EUA congelam negociações na área ambiental