Tillerson e Videgaray se reúnem no México 'nas próximas semanas'
Os dois conversaram sobre "a importância dos mecanismos de coordenação que existem e do combate às ameaças comuns"
O ministro das Relações Exteriores do México, Luis Videgaray, e o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, marcaram nesta quarta-feira (8) uma reunião de trabalho no México nas "próximas semanas" - declarou o chefe da diplomacia mexicana à imprensa.
"Acertamos que teremos encontros frequentes e que a próxima reunião de trabalho será no México. De forma que o secretário Tillerson estará viajando nas próximas semanas para o México", disse Videgaray aos jornalistas na saída de um encontro no Departamento de Estado, em Washington.
Essa foi a primeira reunião de ambos desde que Tillerson assumiu a pasta, há uma semana. De acordo com Videgaray, o encontro com Tillerson foi "respeitoso e em termos muito construtivos". Os dois conversaram sobre "a importância dos mecanismos de coordenação que existem e do combate às ameaças comuns".
Ainda na capital americana, a agenda de Videgaray inclui uma reunião com o secretário de Segurança Interna, John Kelly.
As relações entre os dois vizinhos ficaram especialmente tensas desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca, em consequência de seu plano de construir um muro na fronteira com o México e fazer o governo mexicano pagar pela obra.
A crescente tensão bilateral levou ao cancelamento de uma visita do presidente Enrique Peña Nieto a Washington.
Ao ser consultado sobre se os dois países já haviam conversado a respeito de uma nova data para a visita de Peña Nieto, Videgaray se limitou a responder: "Não por enquanto".
Veja também

Rússia exibe míssil de cruzeiro hipersônico Zircon em teste no mar
