Mundo

Trump busca retomar iniciativa com ataque a ex-chefe do FBI James Comey

Em mensagem no Twitter, Trump afirmou que o testemunho do ex-diretor do FBI constituiu "uma confirmação total e completa" de sua versão dos fatos

O presidente americano, Donald TrumpO presidente americano, Donald Trump - Foto: Nicholas Kamm/AFP

O presidente americano, Donald Trump, iniciou nesta sexta-feira um visível esforço para retomar a iniciativa política com um ataque ao ex-diretor do FBI James Comey, a quem acusou de vazar documentos confidenciais à imprensa.

O ataque de Trump é a primeira resposta direta ao testemunho que Comey prestou na quinta-feira diante de uma Comissão de Investigação do Senado, no qual acusou o presidente de tentar interferir em uma investigação do FBI sobre o papel da Rússia nas eleições de 2016.

Em uma mensagem no Twitter, Trump afirmou que o testemunho do ex-diretor do FBI constituiu "uma confirmação total e completa" de sua versão dos fatos.

"Apesar de tantos falsos testemunhos e mentiras, confirmação total e completa... e WOW, Comey é um vazador!", tuitou Trump em sua primeira reação à audiência de quinta-feira.

Em seu testemunho perante a Comissão de Investigação do Senado no dia anterior, Comey acusou o presidente de mentiras e difamação, mas confirmou que o republicano não estava pessoalmente sob investigação no caso da suposta interferência russa nas eleições americanas.

Para Trump, essa parte do testemunho confirma suas declarações no mês passado, apesar de manter em aberto a discussão sobre se atuou de maneira apropriada.

- O "vazador" -

Mas a parte do tuíte em que acusa Comey de ser um "vazador" diz respeito às declarações de Comey segundo as quais, após sofrer pressões do presidente, decidiu redigir um memorando interno e confidencial que discutiu com seus assessores mais próximos.

No início de maio, quando Trump decidiu demiti-lo do cargo e utilizou o Twitter para ameaça-lo, Comey transmitiu o memorando a um amigo que o vazou para a imprensa.

Nesta sexta-feira, uma fonte da equipe jurídica da Casa Branca, que pediu anonimato, declarou que a presidência apresentará nos próximos dias uma denúncia formal ao inspetor-geral do Departamento de Justiça pela conduta de Comey.

"Também haverá uma denúncia formal ante a Comissão de Assuntos Jurídicos do Senado", acrescentou a fonte.

Desde sua chegada à Casa Branca, em 20 de janeiro, o governo Trump é alvo de vazamentos à imprensa de informações sensíveis do círculo íntimo do poder, e o próprio presidente já se queixou disso no Twitter.

- Microfone aberto -

Nesta sexta-feira, Trump receberá na Casa Branca o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, e já nas primeiras horas do dia a presidência informou que os dois líderes participariam de uma coletiva de imprensa.

Essa será a oportunidade de Trump responder a perguntas e falar em primeira mão sobre o explosivo testemunho de Comey ante os senadores.

Em uma audiência de quase três horas na Comissão de Inteligência dessa Casa, Comey reafirmou que Trump lhe pediu para deixar em paz seu então conselheiro de Segurança Nacional, o general Michael Flynn. O assessor de Trump estava na mira de uma investigação do FBI sobre a ingerência da Rússia na eleição presidencial de 2016.

Comey reconheceu que Trump nunca lhe pediu para encerrar qualquer investigação sobre Moscou. Declarou, porém, que, quando o presidente lhe pediu para deixar Flynn tranquilo, interpretou isso como uma "ordem" de seu comandante em chefe.

Após a audiência pública, Comey e os senadores da Comissão de Inteligência fizeram uma reunião a portas fechadas para que o ex-diretor do FBI respondesse a outras questões que ficaram sem resposta na sessão aberta.

Desse caso dependerá o futuro da administração de Donald Trump, que tem tido dificuldades para concretizar as reformas prometidas.

A popularidade do 45º presidente dos Estados Unidos estava nesta semana em um nível historicamente baixo, com apenas 38% de opiniões favoráveis, segundo o Gallup.

Veja também

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso
Estados Unidos

EUA: pacote de ajuda à Ucrânia supera votação-chave no Congresso

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares
Peru

Chef peruano promove "cozinha otimizada" em refeitórios populares

Newsletter