Mundo

Trump deve conversar com Putin e Merkel neste sábado

Qual será sua relação com o Kremlin e como Trump se portará na questão da crise ucraniana serão tema da conversa

Presidente eleito dos EUA, Donald TrumpPresidente eleito dos EUA, Donald Trump - Foto: Nicholas Kamm/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve telefonar para o presidente russo, Vladimir Putin, e para a chanceler alemã, Angela Merkel, neste sábado (28), no primeiro contato oficial com os dois líderes mundiais.

A informação que não foi confirmada pela Casa Branca ainda, deve começar a apontar qual será o caminho adotado pelo novo presidente norte-americano em dois pontos muito importantes no cenário internacional: qual será sua relação com o Kremlin e como ele se portará na questão da crise ucraniana.

Segundo fontes, os dois temas estarão na conversa com Merkel - que é uma das maiores defensoras das sanções aplicadas pelo Ocidente contra os russos pela invasão de parte do território da Ucrânia e pela anexação da Crimeia.

Com Putin, a conversa deve ser mais longa. O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, confirmou que os dois devem conversar neste sábado, mas não deu detalhes do conteúdo do debate.

Durante a campanha eleitoral à Presidência dos EUA, Putin foi acusado de fazer com que espiões russos ajudassem Trump a se eleger o novo líder de Washington.

Veja também

EUA flexibilizam sanções contra Venezuela para promover diálogo político
conflito internacional

EUA flexibilizam sanções contra Venezuela para promover diálogo político

Biden denuncia supremacismo branco em homenagem a vítimas de massacre racista em Buffalo
EUA

Biden denuncia supremacismo branco em homenagem a vítimas de massacre racista em Buffalo