Trump diz que relação comercial com México 'nos faz ficar como bobos'

"Como todos sabem, o México negociou melhor e fez miséria de nós graças aos nossos presidentes anteriores", disse Trump

Presidente dos EUA, Donald TrumpPresidente dos EUA, Donald Trump - Foto: Nicholas Kamm/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta sexta-feira (27) que a relação comercial com o México faz com que os americanos sejam vistos como "bobos" porque o intercâmbio deixa Washington com um déficit de 60 bilhões de dólares por ano.

"Como todos sabem, o México negociou melhor e fez miséria de nós graças aos nossos presidentes anteriores. Nos faz ficar como bobos", disse Trump ao responder a uma consulta durante coletiva de imprensa conjunta com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Trump confirmou que manteve nesta sexta-feira uma longa conversa telefônica com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, com quem dialogou sobre como "trabalhar em uma relação justa e em uma nova relação".

Segundo Trump foi uma "conversa muito, muito amigável", e apontou que assim como ele tem que defender os interesses dos americanos, seu interlocutor Peña Nieto "representa muito bem" seus compatriotas."Espero que nos próximos meses vamos negociar, e veremos o que acontece", acrescentou.

No entanto, disse que os Estados Unidos "não pode continuar perdendo uma enorme quantidade de negócios, uma enorme quantidade de empresas e milhões de milhões de pessoas que ficam sem emprego. Isso não vai acontecer comigo (na presidência)". Segundo ele, o governo pretende renegociar os acordos comerciais e outros aspectos da relação com o México".

Depois de uma escalada sensível nas tensões que levaram ao cancelamento de uma visita de Peña Nieto a Washington, Trump usou a rede Twitter nesta sexta-feira (27) para afirmar que a relação bilateral deve mudar imediatamente.

Contudo, Trump e Peña Nieto baixaram o tom da polêmica com um ligação telefônica de uma hora, em que os dois decidiram não falar publicamente da principal divergência entre os dois países: o muro que o novo governo americano quer construir na fronteira, e sobre quem pagará pela obra.

Veja também

Pedro Castillo toma posse como presidente do Peru
América Latina

Pedro Castillo toma posse como presidente do Peru

Esperança de encontrar sobreviventes de explosão na Alemanha é cada vez menor
Acidente

Esperança de encontrar sobreviventes de explosão na Alemanha é cada vez menor