Trump indica nome para diretor do FBI

Novo indicado para o FBI foi diretor da Divisão Criminal do Departamento de Justiça americano entre 2003 e 2005

Presidente dos Estados Unidos, Donald TrumpPresidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Foto: Jim Watson/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta quarta (7) que já tem o escolhido para a direção do FBI. Pelo Twitter, (7) ele disse que o novo diretor do FBI, a polícia federal do país, será Christopher Wray e que os detalhes serão divulgados mais adiante.

O novo indicado para o FBI foi diretor da Divisão Criminal do Departamento de Justiça americano entre 2003 e 2005. Atualmente, trabalha em um escritório privado de advocacia, o King & Spalding, que tem sede em Washington, e dirige um grupo de investigação governamental da empresa.

O escolhido por Trump vai ocupar a função de diretor do FBI, uma posição que está vaga desde maio, quando o presidente demitiu o ex-diretor James Comey, alegando que ele teria dificultado as investigações sobre o caso de uso de e-mails privados a partir de um servidor público, pela ex-candidata à Presidência Hillary Clinton, quando ela ocupava a função de secretária de Estado no primeiro mandato de Barack Obama.

A justificativa de Trump para a demissão de Comey causou polêmica, depois que o ex-diretor acusou o presidente de ter "tentado obstruir a Justiça". Comey afirmou que Trump pediu que ele interrompesse as investigações sobre o ex-conselheiro de Segurança Nacional Michael Flynn - investigado por suspeita de ter tido contato com a Rússia durante a campanha presidencial e após as eleições, antes da posse de Trump.

Trump negou as acusações de Comey, mas o Senado pediu os memorandos trocados entre o presidente e o ex-diretor do FBI. Também é esperado que Comey compareça ao Congresso nos próximos dias para um depoimento público.

Veja também

Alemanha vai adotar tratamento experimental usado por Trump
Coronavírus

Alemanha vai adotar tratamento experimental usado por Trump

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19
Coronavírus

EUA supera 25 milhões de casos de Covid-19