Trump não está satisfeito com acordo, mas quer evitar nova paralisação

O novo orçamento inclui recursos para a construção de barreiras de fronteira

Presidente americano, Donald TrumpPresidente americano, Donald Trump - Foto: Mandel Ngan/AFP

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, manifestou descontentamento com o orçamento provisório que teria sido acertado entre legisladores republicanos e democratas. Ele também deu a entender que quer evitar outra paralisação do governo.

Na segunda-feira (11), a imprensa americana informou que negociadores do Congresso chegaram a um acordo para um novo orçamento, que inclui recursos para a construção de barreiras de fronteira. O projeto de orçamento de curto prazo que financia o governo atualmente perderá a validade nesta semana.

Leia também:
Acordo de princípio para evitar novo 'shutdown' do governo nos EUA
Trump diz que pode adiar prazo final de acordo comercial com a China
Governo Trump não descarta nova paralisação


Trump disse a repórteres nessa terça-feira que não está feliz com o acordo, e que os EUA vão "construir um muro lindo, grande e forte" que, segundo ele, vai manter criminosos e traficantes de drogas fora do país. O presidente acrescentou que não acredita que haverá outra paralisação.

Um novo projeto de orçamento precisa ser aprovado pelo Congresso e assinado pelo presidente para evitar uma paralisação do governo. A paralisação parcial anterior durou mais de um mês, devido a uma disputa sobre recursos para construção do muro na fronteira com o México.

Veja também

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira
Capitólio

Policiais do Capitólio prendem homem que tentou passar por barreira

EUA realiza última execução do mandato de Trump
EUA

EUA realiza última execução do mandato de Trump