Tufão Lingling se aproxima de Coreia do Sul

Rajadas podem derrubar carros e navios e arrancar árvores

Tufão LinglingTufão Lingling - Foto: Yonhap News

Enquanto o furacão Dorian chega aos Estados Unidos, o tufão Lingling está rapidamente se movendo do outro lado do mundo, para a Coreia do Sul, com chuva e ventos fortes na ilha de Jeju, no sul do país. A agência meteorológica da Coreia alertou que a velocidade do vento pode atingir 55 metros por segundo, ou 200 km/h, em algumas áreas da ilha.

Na velocidade atual, o tufão deve atingir áreas a 150 quilômetros a noroeste de Jeju às 3h da manhã de sábado e 110 quilômetros a oeste de Seul às 15h de sábado (7). Prevê-se então que atinja a província norte-coreana de Hwanghae às 16h. conforme aumente a velocidade, de acordo com a agência meteorológica.

Leia também:
Dorian atinge EUA depois de destruição nas Bahamas
Mulher abriga 97 cães em sua casa durante furacão nas Bahamas

"Ventos recordes serão vistos em ilhas e áreas costeiras do sul e oeste", disse a agência meteorológica, aconselhando os governos locais e os moradores a tomarem medidas de precaução.

O governo suspendeu a entrada do Parque Nacional Hallasan, a montanha mais alta do país, e o Aeroporto Internacional de Jeju cancelou 11 voos de partida e 14 voos de chegada. As rotas oceânicas também foram bloqueadas, com a maioria dos 14 navios de passageiros que operam entre Jeju e outras partes do país cancelados.

O governo central e os governos municipais de todo o país implementaram medidas de precaução para minimizar os danos causados ​​pela forte tempestade, já que as rajadas podem derrubar caros e navios e arrancar árvores. O Ministério do Interior e Segurança realizou uma reunião no complexo do governo de Seul para discutir medidas de segurança e elevou o nível de alerta do tufão em um grau.

A maioria dos governos municipais suspendeu a entrada para rotas de trekking ao ar livre e parques de campismo e remarcou os eventos do fim de semana. As cidades portuárias estão especialmente cautelosas com mais de 300 navios de carga evacuados nas docas de Incheon, a segunda maior cidade portuária do país, a oeste de Seul.

O Typhoon Lingling é comparável ao Typhoon Bolaven em 2012 em termos de rota e potência. A velocidade máxima do vento do tufão Bolaven atingiu 51,8 metros por segundo, registrando a sexta rajada mais forte do país desde 1959. Matou pelo menos 15 pessoas e causou danos materiais de 636,5 bilhões de won (US$ 532 milhões).

Veja também

Nicarágua rejeita relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU
ONU

Nicarágua rejeita relatório do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Situação na Europa preocupa apesar de restrições para conter pandemia
Coronavírus

Situação na Europa preocupa apesar de restrições para conter pandemia