Turquia adverte Síria sobre risco para diálogo de paz

O cessar-fogo trouxe tranquilidade a muitas localidades do país, mas é ameaçado pelos contínuos confrontos na região de Wadi Barada

Governador sancionou projeto de lei que regulamenta as comunidades terapêuticas no EstadoGovernador sancionou projeto de lei que regulamenta as comunidades terapêuticas no Estado - Foto: Américo Santos/SEI

A Turquia advertiu nesta quarta-feira que o novo diálogo de paz para a Síria está em risco, e acusou o governo de Bashar al Assad de violar a frágil trégua promovida por Moscou, Teerã e Ancara.

O cessar-fogo trouxe tranquilidade a muitas localidades do país, mas é ameaçado pelos contínuos confrontos na região de Wadi Barada, nos arredores de Damasco. As forças do governo, apoiadas pelo grupo libanês Hezbollah, tentam recapturar Wadi Barada, muito importante para o abastecimento de água na capital.

O fornecimento de água foi interrompido em 22 de dezembro e o governo acusa os rebeldes.

O ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, exortou o regime e seus aliados a terminar com as "violações" à trégua, advertindo que estão colocando em risco as conversações previstas para este mês em Astana, capital do Cazaquistão. "Se não pararmos as violações à trégua, o processo de Astana poderá fracassar. Depois do cessar-fogo registramos violações", disse Cavusoglu à agência estatal Anatólia.

"Quando analisamos quem comete estas violações identificamos o Hezbollah, em particular grupos xiitas, e o regime", acrescentou o ministro. O funcionário pediu à Rússia e ao Irã - promotores das conversações em Astana - que pressionem Damasco e o Hezbollah pelo fim dos combates. Apesar do apelo, os combates persistiam nesta quarta-feira em Wadi Barada, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Wadi Barada está sitiada pelas forças do regime desde 2015, mas a ofensiva se intensificou há algumas semanas como parte da estratégia de Damasco para pressionar os rebeldes a aceitar "um pacto de reconciliação".

Veja também

América Latina e Caribe superam 40 milhões de casos de Covid-19
Coronavírus

América Latina e Caribe superam 40 milhões de casos de Covid-19

Nasa seleciona SpaceX para missão à lua de Júpiter
ESPAÇO

Nasa seleciona SpaceX para missão à lua de Júpiter