A-A+

Um a cada quatro franceses não toma banho todos os dias, aponta pesquisa

Os franceses têm reputação de não serem limpos, e parece que esta imagem não se descolará deles com facilidade

ChuveiroChuveiro - Foto: Pixabay

Um em cada quatro franceses não toma banho diariamente - revela uma pesquisa, que também aponta uma "baixa consideração pelas normas sanitárias", no que diz respeito à lavagem das mãos no país. Os franceses têm reputação de não serem limpos, e parece que esta imagem não se descolará deles com facilidade.

Conforme a enquete da consultoria Ifop, "apenas 76% se lavam completamente todos os dias". As mulheres (81%) são menos descuidadas do que os homens (71%). Entre os homens, este percentual (de higiene completa diária) cai quando se trata de desempregados (60%), pessoas que vivem em zonas rurais (59%), ou de mais de 65 anos (57%).

Leia também:
Registada na França a primeira morte na Europa pelo novo coronavírus
França deve adotar pulseira 'anti-aproximação' contra a violência conjugal


Além disso, apenas 25% dos entrevistados "lavam as mãos depois de assoar o nariz", o que demonstra, segundo o Ifop, "o desconhecimento das normas sanitárias básicas, apesar dos inúmeros avisos de saúde pública e do contexto viral atual", com a epidemia do novo coronavírus.

Mesmo neste quadro, somente 37% dos entrevistados disseram lavar as mãos ao sair dos transportes públicos, e 71%, do banheiro. Segundo o estudo publicado na quarta-feira no jornal "Le Parisien", 94% das francesas trocam sua roupa íntima todos os dias. É um percentual bem maior do que nos anos 1950, que chegava a 17%. No caso dos homens, apenas três em cada quatro troca de cueca diariamente.

Veja também

Astronautas chineses chegam a estação espacial para sua missão mais longa
Espaço

Astronautas chineses chegam a estação espacial para sua missão mais longa

OMC não consegue acordo para liberar patentes das vacinas contra Covid-19
Coronavírus

OMC não consegue acordo para liberar patentes das vacinas contra Covid-19