Meio Ambiente

Município de Paulista terá pontos de coleta para materiais recicláveis

Projeto prevê seis ecopontos de entrega voluntária de resíduos. O primeiro deve ser inaugurado no mês de julho

O primeiro ponto será instalado no bairro de Maranguape IO primeiro ponto será instalado no bairro de Maranguape I - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Paulista realizará a instalação de seis ecopontos em alguns bairros do município. A construção dos novos espaços tem como objetivo reduzir os impactos causados pelo descarte incorreto do lixo. O primeiro ponto será instalado no bairro de Maranguape I, no Centro Administrativo da prefeitura, e tem previsão para ser inaugurado no próximo mês. 

A população poderá realizar o descarte de resíduos, como material reciclado, restos de poda, grandes objetos como móveis e sofás; e até 1metro cúbico de entulho (resíduos da construção civil). Com área de 400 metros quadrados e abertos ao público, o espaço funcionará de segunda a sábado, das 6h às 20h. Os bairros de Maranguape II, Jardim Paulista, Centro, Paratibe e Janga serão os próximos a receber os ecopontos. 

De acordo com a engenheira ambiental da Locar Gestão de Resíduos, Carolina Buarque, a instalação dos ecopontos será uma forma de facilitar o descarte de lixo entre os munícipes. “Pensamos em fazer um projeto que integre a comunidade. Visamos os ecopontos como uma solução para o munícipe descartar o material reciclado e principalmente aquele entulho proveniente de uma pequena obra em casa”, disse. 

“Totalmente auto sustentável, inclusive com energia solar, a ideia principal do projeto é buscar o lixo zero e receber muito mais do que só um local para descarte de resíduos. Vamos integrá-lo à comunidade e usá-lo como instrumento de conscientização ambiental”, ressalta Carolina Buarque.

A instalação dos ecopontos será realizada pela Prefeitura de Paulista em parceria com a I9 Paulista, empresa responsável pela gestão dos resíduos gerados da cidade. Para a escolha dos locais, algumas condições foram necessárias para facilitar o acesso, tais como estacionamento de veículos, local público, iluminação, segurança e sem possibilidade de alagamento em dias de chuva. 

Na área de entrega de recicláveis, os  Pontos de Entrega Voluntária de Recicláveis (PEVs) foi projetado um esquema de drive-thru, onde acontecerá o descarte dos resíduos de acordo com sua classificação em baias localizadas na fachada do espaço, de forma rápida e prática sem precisar descer do veículo. As baias são separadas por: plástico; papel / papelão; metal; vidro; óleo de cozinha; pilhas / baterias; e resíduo eletrônico.

“O PEV também é um grande diferencial da unidade, diferente dos ecopontos convencionais que normalmente só recebem resíduos de poda, volumosos e restos de construção civil, a opção de entrega prática de materiais recicláveis é importante” aponta a engenheira.

Em parceria com a sementeira municipal será disponibilizado um espaço, localizado na fachada do ecoponto, com doação de mudas aos cidadãos. Seu funcionamento é simples e de fácil acesso com a modalidade “passou, pegou” sem precisar entrar na unidade.
 


Segundo a engenheira ambiental para manter o funcionamento correto e contínuo dos ecopontos, foi necessário o reconhecimento da necessidade de uma orientação educacional como estratégia para a adesão da população em atuar como parceira da prefeitura, na questão da separação de resíduos recicláveis e será determinante para a inserção da Educação Ambiental nos programas direcionados para este fim.

“Vários programas voltados para a questão dos resíduos sólidos serão desenvolvidos, com o fim de adquirir o engajamento da população na separação prévia dos materiais para serem encaminhados para a reciclagem, possibilitando uma comunidade mais do que a beneficiária passiva dos serviços públicos, mas atuante, defensora e propositora dos serviços que deseja em sua localidade, por meio de canais de comunicação entre a sociedade civil e o poder público”, finaliza Carolina. 

 

Veja também

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas
Conflito

Manifestações pró-palestinos aumentam a tensão em universidades americanas

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso
Crime

Mãe e filho são suspeitos de cometer duplo assassinato contra idosos em casa de Mato Grosso

Newsletter