Municípios avançam na imunização contra a gripe e comemo resultados

O município do Paulista está apostando nas vacinações iterantes que acontecem em locais públicos, para idosos e profissionais da saúde

Sistema "drive thru" funcionou bem entre a população.Sistema "drive thru" funcionou bem entre a população. - Foto: Divulgação/ Abreu e Lima

Em alguns dos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), a imunização contra a gripe (influenza/H1N1) continuou nesta segunda-feira (6). O esquema de vacinação dos idosos e profissionais da saúde, através do sistema drive-thru, tem contribuído para a adesão do público-alvo, devido a sua eficiência. 

Na cidade de Igarassu, a vacinação, iniciada no último dia 25, continua, sempre nos dias úteis. Aproximadamente 96% dos idosos na cidade já se imunizaram. Hoje a vacinação acontece, das 8h às 16h, pelo sistema drive-thru, no próprio transporte, as pessoas podem se deslocar até o Centro de Artes de Igarassu ou até a Policlínica São Lucas, recebendo a vacina dentro do próprio veículo, só apresentando o RG.

Leia também:
Com escolas fechadas, Ministério da Saúde mudará etapa de vacinação contra gripe
Coronavírus chega a pequenas cidades do Nordeste e causa temor
Prefeito em MG publica decreto para população orar e jejuar contra coronavírus


A outra opção é a vacinação em domicílio, também para os idosos, que é feita através do cadastro já existente dos pacientes idosos das Unidades de Saúde da Família.
Os profissionais de saúde de Igarassu têm duas opções disponíveis, o "drive-thru" e também se dirigirem até à Unidade Hospitalar de Igarassu ou a qualquer uma das Unidades de Saúde da Família.

No município de Paulista a prefeitura resolveu apostar na imunização contra a gripe H1N1 de forma intinerante. A vacinação ocorre em locais abertos no bairros, como áreas de lazer e praças públicas. De hoje (06) até a quarta-feira (08) o público prioritário da campanha, os idosos e os profissionais de saúde não precisarão ir até as unidades de saúde para receber a vacina.

“Com essa nova estratégia, a gente entende que consegue ficar mais perto dos idosos, evitando que eles fiquem expostos nas unidades de saúde. Isso ajuda a diminuir, inclusive, o risco de infecção pelo novo coronavírus. Na medida em que o município recebe as doses, vamos distribuindo”, explicou Fabiana Bernart, secretária de Saúde do município. A cidade já conseguiu imunizar 70% dos seus idosos e 90% dos profissionais de saúde, e tem a expectativa de atingir até a quarta-feira a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério da Saúde.

Já em Abreu e Lima, foi iniciada na última quarta-feira a vacinação no sistema do carro, em todos os 28 postos no município. A expectativa da Prefeitura é imunizar 90% da população. Dez mil idosos já foram imunizados. Os atendimentos estão acontecendo normalmente apenas para maiores de 60 anos e profissionais da Saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

A Prefeitura de Olinda informou que já vacinou mais de 34 mil idosos e 5 mil profissionais de saúde. A Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Olinda está à frente da imunização nos 50 postos de saúde da Atenção Básica e Especializada do município, cumprindo diariamente as agendas de vacinações dos idosos acamados e dos condomínios, que são solicitadas pelo WhatsApp: (81) 99256.3467.

Veja também

Recife tem 70% da população adulta vacinada contra Covid-19 com ao menos uma dose
Saúde

Recife tem 70% da população adulta vacinada contra Covid-19 com ao menos uma dose

Vaticano julga cardeal por escândalo financeiro
Religião

Vaticano julga cardeal por escândalo financeiro