Covid-19

Municípios pernambucanos começam a vacinar com quarta dose contra Covid idosos com 60+

Após o Governo de Pernambuco anunciar a ampliação da quarta dose para idosos com 60 anos ou mais em todo o Estado, municípios pernambucanos já começaram a vacinar o público-alvo

Os municípios pernambucanos já começaram a vacinar com a quarta dos idosos com 60 ou maisOs municípios pernambucanos já começaram a vacinar com a quarta dos idosos com 60 ou mais - Foto: Victor Patrício/ Prefeitura de Camaragibe

Após o Governo de Pernambuco anunciar a ampliação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) para idosos com 60 anos ou mais em todo o Estado, municípios pernambucanos já começaram a vacinar o público-alvo. No Estado, a população de idosos é estimada em mais de 1,2 milhão de pessoas

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o intervalo entre a primeira dose de reforço (ou terceira dose) e a quarta dose deve ser de quatro meses. Além dos idosos com 60 ou mais, os imunossuprimidos também estão, desde o início da aplicação, aptos a receberem a segunda dose de reforço. 

Nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Camaragibe, a vacinação foi iniciada nesta terça-feira (26). Em Olinda, a imunização para 60+ começa a partir de quarta (27).  

De acordo com a Prefeitura do Jaboatão, não é necessário agendamento para realizar a vacinação. A população deve levar aos pontos de vacinação o comprovante vacinal. Caso não tenha o comprovante em mãos, basta apresentar um documento com foto. 

Os pontos de vacinação no município funcionam, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, na área externa do Shopping Guararapes (Piedade), na Casa da Cultura (Jaboatão Centro), na Igreja da Fé (Cavaleiro), na Policlínica Manoel Calheiros (Curado) e no Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres). A população também pode se vacinar na parte interna do Shopping Guararapes, das 17h às 20h. 

No Cabo de Santo Agostinho, também não é necessário agendamento e a população deve levar carteira de vacinação, comprovante de residência e documento de identificação. 

De segunda a sexta, das 08h às 13h, o atendimento funciona na Escola Manoel Davi (Ponte dos Carvalhos), Escola Eronildes Francisco Soares (Pontezinha), Escola Padre Antônio de Melo (Charneca), Escola Professora Maria Thamar (Enseada dos Corais), Escola Antônio Benedito da Rocha (Garapu) e no Centro de Especialidades Vicente Mendes (Cohab). Já o ponto de vacinação no Shopping Costa Dourada funciona das 11h às 18h, de segunda a sexta, das 10h às 18h no sábado e do meio-dia às 18h no domingo. 

No Paulista, também não é necessário agendamento. Nos locais, é exigida a apresentação do cartão de vacinação ou certificado da terceira dose de um documento de identificação com foto, além de CPF e comprovante de residência. 

Nestas quarta (27) e quinta (28), o atendimento é realizado no Ecoparque das Paineiras (Rodovia PE-15) e no Shopping Norte Janga, das 09h às 16h. O atendimento no shopping retorna às 17h e termina às 20h. Na Sociedade União Recreativa (Surjap), localizada na Rua 47, nº 15, em Jardim Paulista Baixo, o funcionamento é das 09h às 21h. Na sexta-feira (29), a vacinação é das 09h às 16h no Ecoparque das Paineiras, na Surjap e no Shopping Norte Janga (área externa). 

Em Camaragibe, o público-alvo pode receber a quarta dose do imunizante nas 45 unidades de saúde do município. Os munícipes precisam realizar o agendamento no posto mais próximo de sua residência, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, portando documento oficial com foto, CPF, carteira de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Quem desejar realizar a imunização sem o agendamento, pode procurar o ponto fixo de vacinação localizado no Camará Shopping, que funciona de segunda à sábado, das 10h às 17h, e aos domingos das 12h às 19h.

Segundo a Prefeitura de Olinda, não é necessário agendamento para a vacinação, mas a população deve apresentar documento de identificação com foto, caderneta de vacinação e comprovante de residência. 

No Shopping Patteo (Bairro Novo) e na Vila Olímpica (Rio Doce), o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 09h às 20h. Na Faculdade Facho, Clínica do Idoso, USF Tabajara I, USF Águas Compridas III, USF Jardim Brasil I, USF Jardim Brasil V, policlínicas de São Benedito e Martagão Gesteira, o funcionamento é das 9h às 16h. Aos sábados, o Shopping Patteo (drive) e a Vila Olímpica atendem à população das 9h às 16h.

No Recife, o público pode agendar a quarta dose da imunização pelo app ou site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br). Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de que já completou o ciclo vacinal - pode ser o cartão de vacinação ou o Certificado Digital de Vacinação.

Veja também

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'
ATENTADO

Trump diz: 'fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita'

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump
SOLIDARIEDADE

Biden diz que 'não há lugar para esse tipo de violência' após tiroteio em comício de Trump

Newsletter