Sáb, 07 de Fevereiro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Mutação de um único gene transformou os humanos em corredores, diz estudo

Descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia e publicada na revista Nature

Dados coletados no experimento sugeriram que a perda do gene CMAH contribuiu para uma melhoria da capacidade muscularDados coletados no experimento sugeriram que a perda do gene CMAH contribuiu para uma melhoria da capacidade muscular - Foto: Pixabay

A mutação de um só gene há cerca de dois milhões de anos desencadeou uma série de mudanças no que finalmente se transformaria na espécie humana moderna, entre eles a capacidade para correr, segundo um estudo divulgado na terça-feira (11) na revista Nature.

Um grupo de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia descobriu que a inativação de um gene chamado CMAH, que permite a síntese de um açúcar chamado Neu5Gc, provocou grandes diferenças em relação à maioria de primatas.

Leia também:
Genética da cor dos cabelos humanos é descoberta por cientistas
Cientistas desenvolvem exame de sangue para detectar melanoma


Ao mesmo tempo em que aconteceu essa mutação genética, os antepassados dos humanos começaram a andar erguidos e se produziram mudanças muito rápidas em sua biomecânica e na fisiologia do esqueleto que deram como resultado pernas mais longas e elásticas, pés maiores e músculos mais potentes.

Estas significativas mudanças potencializaram a capacidade humana de correr longas distâncias, permitindo melhorar suas técnicas de caça para alimentar-se, segundo os cientistas. Para realizar o estudo, o autor principal, o professor Ajit Varki, e sua equipe avaliaram a capacidade para correr de ratos que também careciam do gene CMAH.

Os cientistas puseram os animais para correr em esteiras e notaram um aumento no rendimento, assim como uma maior resistência à fadiga e mais capilaridade para aumentar o fornecimento de sangue e oxigênio. Dessa forma, os dados coletados no experimento sugeriram que a perda do gene CMAH contribuiu para uma melhoria da capacidade muscular.

"Se estas descobertas foram transferidas a humanos, é possível que tenham proporcionado aos primeiros hominídeos uma vantagem seletiva para se transformar em caçadores-coletores", concluiu Varki.

Veja também

Newsletter