Segurança

Mutirão da SDS orienta para a importância do Alerta Celular e Alerta Bike

Equipes da Secretaria estiveram em pontos importantes da RMR para explicar o funcionamento

Mutirão Alerta Celular e Alerta Bike no Parque da JaqueiraMutirão Alerta Celular e Alerta Bike no Parque da Jaqueira - Foto: Paullo Almeida/Folha de Pernambuco

Com mais de 630 mil aparelhos cadastrados no sistema Alerta Celular, a Secretaria de Defesa Social realizou, neste final de semana (14 e 15/05) o terceiro mutirão, em vários locais da Região Metropolitana do Recife, para orientar a população a cadastrar seu equipamento. No domingo (15), os representantes da SDS estiveram no Parque da Jaqueira, na orla de Boa Viagem,  Recife Antigo, entre outros.  As equipes também orientaram para o cadastramento no Alerta Bike – criado em junho de 2021 e que já conta com 6 mil bicicletas registradas.

Para o guarda municipal Luís Carlos Alves dos Santos, a presença da equipe da Secretaria no Parque da Jaqueira lhe deu a oportunidade de incluir um novo aparelho no sistema. “Eu já conhecia o programa e tinha cadastrado um aparelho. Mas hoje acabei me lembrando que ele existia e fiz o registro de outro celular. Essa iniciativa é muito louvável porque corremos o risco de sermos roubados e, de repente, receber uma ligação da SDS para resgatá-lo”, contou. Já o motorista de aplicativos, Wellington Gomes, diz que não é muito familiarizado com as novas tecnologias e se mostrou animado ao conhecer a plataforma.

“Quanto mais gente cadastrar seu celular, mais os ladrões ou aqueles que compram aparelhos roubados saberão que podem ser presos a qualquer hora porque têm um aparelho cadastrado em suas mãos”, analisou Gomes que disse que iria cadastrar os celulares de toda a família. Com os mutirões, além de orientar a população sobre a importância dos dois programas e de como a plataforma funciona em caso de roubo ou furto, os cidadãos poderão realizar o cadastro do celular e/ou bicicleta nos computadores disponibilizados. 

Somente no 1º trimestre de 2022, o número de apreensões desses aparelhos em Pernambuco chegou a 2.431. Desde que o programa Alerta Celular foi criado pela SDS, em março de 2017, as forças de segurança pública do Estado conseguiram recuperar 44.112 celulares roubados, furtados ou extraviados. 

COMO CADASTRAR SEUS EQUIPAMENTOS - Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), clique no banner da ferramenta Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos). 

O Alerta Bike funciona no mesmo formato do Alerta Celular, e os mesmos login e senha funcionam para os dois programas, sendo necessário os dados da bicicleta como: marca, modelo, tipo, aro, cor e chassi. Essa numeração fica embaixo do quadro da bicicleta.
 

Veja também

Rússia planeja explorar divisão de opiniões europeias sobre a Ucrânia, afirma relatório
Guerra na Ucrânia

Rússia planeja explorar divisão de opiniões europeias sobre a Ucrânia, afirma relatório

Abandonado pelo Partido Conservador, Boris Johnson é pressionado a renunciar
primeiro-ministro

Abandonado pelo Partido Conservador, Boris Johnson é pressionado a renunciar