A-A+

Na manhã da abertura do Carnaval de Olinda, garis fazem limpeza das ruas do Centro Histórico

São mais de 100 homens que fazem desde às 5h, a limpeza das ruas; A varrição começou no Mercado Público da Ribeira e foi até a sede da Prefeitura de Olinda

Garis limparam as ruas da cidade na manhã desta quinta (20)Garis limparam as ruas da cidade na manhã desta quinta (20) - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

As ladeiras de Olinda amanheceram mais perfumadas na manhã desta quinta-feira (20), com a tradicional varrição dos garis antes da abertura oficial do Carnaval da cidade que acontece nesta noite.

São mais de 100 homens que fazem, desde às 5h, a limpeza das ruas com água, detergente e 100 litros de desinfetante de eucalipto. A varrição começou no Mercado Público da Ribeira e foi até a sede da Prefeitura de Olinda.

“Muitas vezes eles [os garis] passam despercebidos. Mas sabemos da importância dos garis na manutenção da cidade. Ano passado tivemos três milhões e 400 mil pessoas, e esse ano esperamos quatro milhões. Estamos entusiasmados e Olinda está preparada para receber todos esse foliões", afirmou o prefeito de Olinda, Professor Lupécio.

Leia também:
Ventos e chuvas fortes derrubam parte da decoração de Carnaval de Olinda
Com cortejo do Homem da Meia-noite e show de Alceu, Olinda abre o Carnaval nesta quinta
Nação Zumbi e Paralamas entre as atrações da folia em Olinda; confira programação


Segundo o secretário de infraestrutura de Olinda, Marcone Madruga, a ação desta quinta é apenas uma amostra de como será a limpeza da cidade para receber seus foliões.

“Durante o Carnaval serão, diariamente, 200 mil litros de água através de seis carros pipa. Estamos distribuindo 30 lixeiras grandes em locais estratégicos. São 15 a mais que o ano passado. Pedimos que o folião coloque o lixo nessas lixeiras, porque isso facilita a limpeza e a não ficar brincando o Carnaval misturado com lixo”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, durante os dias de folia, 300 garis farão a limpeza das ruas no horário das 2h às 9h, além de 800 catadores cadastrados que farão o recolhimento de materiais recicláveis.

O gari Welligton do Nascimento, 47, trabalha há um ano na Prefeitura, e também orienta os foliões que vão se divertir nas ladeiras. “O vidro pode causar um acidente e algumas pessoas podem se machucar. Então, eu peço que todos coloquem o lixo no devido lugar para que todos possam se divertir sem danos”, alertou.

A comerciante Ivone Maria Nunes, de 54 anos, mora no bairro do Varadouro há seis meses, e vende pipoca em frente à Prefeitura de Olinda. Ela contou que acompanha a varrição dos garis todo ano e que aprova essa ação antes do Carnaval. “Sempre tem limpeza ao longo do ano, e nessa época ela é intensificada. A cidade fica ainda mais atrativa. É bom para todos nós”, contou.

Veja também

Movimentação intensa nas praias da RMR neste domingo (24)
Sol

Movimentação intensa nas praias da RMR neste domingo (24)

China quer limitar a menos de 20% uso de energias fósseis até 2060
Mundo

China quer limitar a menos de 20% uso de energias fósseis até 2060